sexta-feira, 20 de março de 2015

Brasileiros respiram e River se complica em semana decisiva da Libertadores

 

A vitória do Cruzeiro, na última quinta, encerrou uma rodada decisiva da Copa Libertadores, que faz uma pausa na próxima semana para os amistosos de seleções. Com a decisão dos grupos cada vez mais próxima, os brasileiros que estavam em apuros conseguiram respirar. Já o River Plate, favorito antes do início do torneio, está cada vez mais em apuros.
Veja, nos tópicos a seguir, os principais destaques da Libertadores nesta semana:
Mineiros vencem a primeira

Melhores times do país em 2014, Cruzeiro e Atlético-MG penaram nas primeiras rodadas da Libertadores e estavam pressionados. O atual bicampeão brasileiro, cabeça-de-chave em um grupo relativamente fraco, não tinha marcado nenhum gol nos dois empates contra Universitario Sucre e Huracan. Já o Galo estava com a faca no pescoço, com duas derrotas nos dois primeiros jogos.
Os dois venceram fora e agora respiram. O duelo mais difícil foi o do Atlético-MG, que foi Santa Fé, na Colômbia, enfrentar o então 100% Independiente. Com um gol decisivo do argentino Lucas Pratto, o time alvinegro venceu por 1 a 0, fez seus primeiros 3 pontos e precisa crescer nos três jogos finais para poder avançar, já que Santa Fe e Colo-Colo têm 6 pontos cada e o Atlas, 3.
O Cruzeiro não vivia situação tão complicada, já que tinha dois pontos somados e não via nenhum rival disparar. Mesmo sem brilhar, bateu o Mineros fora de casa por 2 a 0 e assumiu a liderança do Grupo 3, empatado com o Universitario Sucre – Huracán, com 3, e Mineros, com 1, fecham a chave.
São Paulo ganha no fim no grupo da morte
Assim como os rivais mineiros, o São Paulo entrou em campo pressionado. Em casa, precisava vencer o San Lorenzo para não ficar em situação crítica, já que briga diretamente com os atuais campeões da Libertadores pela segunda vaga do Grupo 2, dominado pelo Corinthians.
Foi no sufoco, mas o time tricolor venceu. No finzinho, Michel Bastos completou um cruzamento da esquerda de cabeça e garantiu o 1 a 0. Agora o São Paulo soma 6 pontos contra 3 dos argentinos.
No outro jogo da chave, o Corinthians confirmou sua superioridade no suposto "grupo da morte". Fora de casa, venceu o Danubio por 2 a 1 e chegou a 9 pontos, encaminhando a classificação. Os uruguaios são lanterna, sem nenhum ponto somado.
Inter vacila, mas segue bem
O Inter foi ao Equador e voltou com um empate por 1 a 1 contra o Emelec. Teoricamente, foi um bom resultado. A questão é que os gaúchos tiveram um jogador a mais durante boa parte do jogo e mesmo assim não jogaram o bastante para vencer.
De todo modo, o Inter segue na zona de classificação com sete pontos, empatado com o próprio Emelec mas em desvantagem nos critérios de desempate. O The Strongest, com 6, e a Universidad do Chile, com 3, completam o grupo.
River em apuros
Campeão da Sul-Americana de 2015, o renascido River Plate era uma das promessas da Libertadores. Em quatro jogos até agora, somou só 3 pontos e está muito ameaçado no Grupo 6, ainda mais depois de ter empatado por 1 a 1 em casa contra o Juan Aurich, rival direto pela segunda vaga e que agora tem 5 pontos.
O líder disparado da chave é o Tigres, que conseguiu 10 pontos em quatro jogos. Empatado com o River, mas em desvantagem nos critérios de desempate, está o San Jose, da Bolívia.
Para não ser eliminado, o River precisa bater o Tigre no México e o San Jose em casa e torcer por tropeços dos peruanos do Juan Aurich nas duas rodadas decisivas.
Argentinos dominam
Fora o River, os outros grandes argentinos não passam por dificuldades na fase de grupos. O Boca Juniors, por exemplo, venceu o Zamora fora de casa por 5 a 1, chegou a 12 pontos e já está classificado antecipadamente para as oitavas pelo Grupo 5.
No Grupo 7, o Estudiantes chegou a 7 pontos depois de vencer o rival direto Libertad. Após quatro jogos, os dois estão empatados, mas os argentinos levam vantagem nos critérios de desempate. A ameaça à dupla é o Atlético Nacional, da Colômbia, que tem 5 pontos – o Barcelona de Guayaquil tem 3 e é o lanterna.
Até o Racing, que tropeçou em casa contra o Sporting Cristal na semana passada, conseguiu se recuperar a contento. Depois do 2 a 1 diante de sua torcida, o time que começou o ano sobrando em campo foi até o Peru e fez 2 a 0 nos rivais, isolando-se na liderança do Grupo 8 com 9 pontos – Guarani e Sporting Cristal têm 5 cada e o Deportivo Táchira, 2. 
Uol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário