quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Nova Libertadores sufoca oposição de clubes brasileiros à Conmebol

Resultado de imagem para FLAG BRASIL

O novo formato da Libertadores, com duas vagas extras para o país, sufocou a participação dos times brasileiros na Liga Sul-Americana de clubes que faz oposição na Conmebol. A afirmação é do presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr, que vinha encabeçando o movimento de times nacionais neste tema. Para ele, a entidade está perdendo o sentido porque não participou em nenhuma momento da reforma da competição.
A Liga Sul-Americana de clubes foi criada no final de 2015 para exigir transparência e reforma da Conmebol. O objetivo era pleitear por acesso a todos os contratos da Libertadores, exigir melhores cotas e reformas na competição para torná-la mais rentável. Uma reação a três presidentes da Conmebol presos por propina. Times brasileiros se uniram a argentinos e uruguaios, além de equipes de outros países.
Mas a Conmebol contra-atacou: negociou em separado com os clubes brasileiros e lhes deu acesso a parte dos documentos. Depois, realizou um estudo próprio e fez as reformas da Libertadores sem ouvir a Liga Sul-Americana, inchando para 44 times e uma fase prévia maior.
''Não estou vendo perspectiva para a liga. Os clubes foram completamente excluídos dessa reforma da Libertadores. Foi tudo feito pelas federações e pelas confederações. Veio de cima e acabou a história'', contou Romildo Bolzan. ''Clubes estão sufocados pelas federações e por esse movimento ordenado da Conmebol.''
Após o anúncio da nova Libertadores, Romildo chegou a conversar com alguns presidentes de clubes, mas afirmou que não houve reação à medida da Conmebol. Há uma nova reunião da Liga Sul-Americana marcada para o dia 27 em que o assunto será discutido. Mas ele se mostra descrente em qualquer atitude.
''A Conmebol tem uma força política muito poderosa. Os clubes estão reféns da situação. Eles têm um controle senhorial sobre os clubes'', contou. ''Estou repensando a participação do Grêmio. Porque estou solitário como único brasileiro em um debate de estrangeiros. Não sei se vou permanecer. Não adiantar ficar viajando para não fazer nada.''
Os primeiros a debandar da Liga Sul-Americana foram os clubes paulistas, convencidos pelo presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos. Ele afirmou que poderia representá-los e tem ido às reuniões do conselho da Conmebol. Os outros times também não têm o mesmo ímpeto do início do ano, principalmente após as duas vagas extras.
Segundo Romildo, desde o início da Liga Sul-Americana, a Conmebol não deu nenhum acesso aos contratos da Libertadores como prometido. Houve um aumento de cotas da competição, mas não houve explicação de qual o valor da receita para saber se esse crescimento acompanhou o contrato. Até agora, os times brasileiros parecem satisfeitos com as vagas, e não questionam mais à confederação sul-americana.
RODRIGO MATTOS

Crise? Timão é goleado pelo Cruzeiro e cai na Copa do Brasil. Verdão empata, decepciona torcida e também dá adeus ao torneio!


A classificação do Cruzeiro já era espera, estava na cara.
O gol da Raposa anotado em Itaquera foi fundamental para a reação no jogo de volta em Belo Horizonte.
E que festa bonita fez a torcida cruzeirense no Mineirão, hein? Estão de parabéns!
Mas ainda não conseguiram superar a do Galo, quando o time faz suas exibições por lá.
No entanto, a boa observação de Mano Menezes foi crucial para o bom desempenho celeste.
O técnico da equipe mineira substitui bem em todas as ocasiões, não há o que discutir.
Sofreu uma baixa logo no início da partida, mas convenhamos, foi até melhor!
Arrascaeta, o uruguaio bom de bola, entrou e acabou com o jogo. Ainda teve o argentino Ábila, outro que saiu do banco de reservas e assombrou o Timão.
E quando eu arriscava um humilde “2 a 0″, para minha surpresa acabou virando goleada.
A bem da verdade, os dois gols corintianos incendiaram o duelo, mas não assustaram nem o mais pessimista cruzeirense.
Com a derrota por 4 a 2 e a eliminação, resta agora ao Alvinegro Paulista se concentrar no Brasileirão.
Porque uma crise pode estar começando a rondar os lados do Parque São Jorge, não é mesmo?
Palmeiras 1 x 1 Grêmio
O Verdão precisava de um gol e o fez, com Thiago Martins.
Interessante é que o time paulista jogava melhor mesmo não estando com os atletas titulares.
Mas o sufoco alviverde durou apenas o primeiro tempo e a expulsão de Allione, acabou sendo fator determinante para o crescimento do Grêmio no duelo.
Crescimento este, que fora coroado com o gol de Everton e revertido na classificação gaúcha.
Internacional 2 x 0 Santos
Quem diria, hein?
Mesmo jogando com o time reserva no Beira-Rio, o Inter bateu o Santos.
O Colorado segurou a pressão do Peixe, que passou em branco nesta partida e acabou sendo eliminado da Copa do Brasil.
Juventude 1 (2) x (4) Atlético-MG
O Juventude vem recuperando o bom futebol e está provando o seu valor.
Está de parabéns por ter chagado até às quartas de final, mas infelizmente pela frente tinha o Galo, de São Victor.
A partida foi dura e acabou decretando o vencedor apenas nas penalidades. E lá estava o goleiro atleticano, que brilhou nas cobranças e foi fundamental para a classificação mineira.

AUTOR ; MILTON NEVES

Roth e Renato, os renegados, merecem uma reflexão


Celso Roth e Renato Gaúcho classificaram Internacional e Grêmio, respectivamente para as semifinais da Copa do Brasil. Podem, inclusive, fazer um eletrizante Grenal na decisão. Mesmo que percam na semifinal, levam a uma reflexão sobre as verdades absolutas no futebol.
As contratações de ambos, recentemente, foram tratadas como uma viagem ao passado. Como um crime de lesa-futebol. E olha que Renato já ganhou uma Copa do Brasil e que Roth já ganhou dois gaúchos e uma Libertadores.
Renato foi criticado por não ter feito cursos desde que deixou seu último clube há três anos. E a rejeição a Roth aumentou ainda mais quando ele disse que: 1) não gosta do estilo do Barça de Guardiola, com muito passe horizontal e que 2) esse esquema ainda se mantém.
Quanto à primeira afirmação, nada de errado. É a opinião dele. Ele não disse que Guardiola é marketing.  Disse que prefere o futebol vertical. É uma visão possível, é um direito dele.
Quanto à segunda, realmente é um erro. Mostra que ele não está atualizado.
Bem, e daí?
Há um único modo de se ver futebol? Não se pode fazer sucesso com um estilo diferente do festejado? Simeone, é igual a Guardiola?
Não sou eu que vou dizer que Renato e Roth são gênios do futebol. Mas não sou eu que precisa dizer agora que eles não estão indo tão mal como disseram que iriam ser. Foram condenados sem direito ao contraditório.
Roth conseguiu que o time tivesse uma grande empatia com a torcida. Há uma união que possibilitou três vitórias seguidas em casa e a criação do sonho de fugir do rebaixamento. Renato também mudou o Grêmio. O time estava em queda – nada comparada com a do Inter – mas melhorou e muito.
Os seus erros são maximizados. Seus acertos são relevados.
Vai dar certo até o final do ano? Vai dar certo em 2017? Não sei. O que eu sei é que é possível fazer um trabalho honesto mesmo sem ter feito curso na Europa e mesmo sem ser fã de Guardiola.
MENON

Nenhum comentário:

Postar um comentário