quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Os melhores contratam menos... Pelo menos nas Big 5 da Europa

Resultado de imagem para flag europe
autor ; Emerson Gonçalves


Novidade no que diz o título? Nenhuma, ao menos lá fora.
Os melhores times mantêm seus esquadrões – e aqui até vale a pena usar esquadrão ao invés de elenco ou grupo – e apenas repõem quando surge uma necessidade ou contratam um jovem muito promissor ou, ainda, um nome acima de qualquer dúvida, alguém que chega para ser titular absoluto e, além disso, agregar valor em termos de marketing, além do futebol.

O mais recente estudo do CIES Football Observatory é muito interessante por mostrar essa verdade em números – e números acima de qualquer suspeita:
Os times mais competitivos contratam menos jogadores que os times menos competitivos.


Aqui no Brasil essa verdade é muito relativa. Ano após ano vemos nossos melhores times serem desmanchados... Mas, essa é a sina de quem se comporta como vendedor, como fornecedor de “pé-de-obra” qualificado.


Esse trabalho foi feito com os 98 clubes das cinco grandes ligas d’Europa: Premier League, Bundesliga, La Liga, Seria A e Ligue 1, tendo por base as contratações feitas desde 1º de janeiro deste ano corrente. Considera, portanto, as duas janelas de contratação do ano-calendário: a de inverno e a de verão.
Considerando as 11 equipes que menos contrataram, vemos que 7 delas disputam a Champions League:
Bayern Munique, Real Madrid, Lyon, Leverkusen, Paris Saint-Germain, Tottenham e Atlético Madrid.
Fecham o grupo dos que menos contrataram: Athletic Bilbao, Hertha Berlin, Manchester United and Real Sociedad.
Destacando que o elenco do United é o que mais custou para ser montado, como foi visto em post anterior, seguido pelo Real Madrid e Manchester City.
Vamos, então, à relação dos times e o número de contratações feitas nesse ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário