Taça da Liga: Benfica procura o 75.º troféu e deixar para trás o FC Porto
nível uma Taça dos Campeões e uma Supertaça, mas o Benfica pode voltar a ser sexta-feira, de forma isolada, o clube português com mais troféus futebolísticos.
Para alguns, os ‘encarnados’ já estão sozinhos na frente da ‘tabela’, face à vitória em 1949/50 na Taça Latina, prova que não é reconhecida pela FIFA, mas foi, na realidade, a primeira competição internacional conquistada por uma equipa lusa.
‘Descontando’ a Taça Latina, o Benfica soma 74 troféus, os mesmos do FC Porto, que já esteve muito atrás neste histórico, mas que também já liderou por 74-69, quando, a 10 de agosto de 2013, venceu a Supertaça referente a 2012/13.
Após essa conquista, os ‘encarnados’ têm, porém, o pleno de vitórias nas competições nacionais, que podem prolongar sexta-feira, se baterem o Marítimo na final da Taça da Liga, mas, há é certo, vão perder domingo, pois falharam a final da Taça de Portugal.
A recuperação dos ‘encarnados’ começou a 20 de abril de 2014, dia em que selaram, a duas jornadas do fim, a vitória na edição 2013/14 da I Liga, com um triunfo caseiro sobre o Olhanense por 2-0, com um ‘bis’ de Lima.
O triunfo 71 chegou a 07 de maio, em Leiria, onde o Benfica venceu o Rio Ave por 2-0, com tentos de Rodrigo, na primeira parte, e Luisão, na segunda, conquistando pela quinta vez, em sete edições, a Taça da Liga.
Apenas 11 dias depois, os ‘encarnados’ fecharam a época 2013/14 da melhor forma, ao vencerem novamente o Rio Ave, agora por 1-0, na final da Taça de Portugal. O argentino Nicólas Gaitán selou, aos 20 minutos, um suado triunfo.
Pelo meio, na cidade italiana de Turim, o conjunto de Jorge Jesus esteve também muito perto de vencer a Liga Europa, mas, desfalcado, caiu na final, frente aos espanhóis do Sevilha, no desempate por grandes penalidades.
A presente temporada começou com mais um troféu para os ‘encarnados’, novamente arrebatado face ao Rio Ave. Em Aveiro, o ‘nulo’ manteve-se durante 120 minutos, com Artur a virar ‘herói’ nos penáltis, com três defesas (3-2) que asseguraram a conquista de uma quinta Supertaça.
O troféu 74 chegou a 17 de maio, com o ‘patrocínio’ do FC Porto, que empatou 1-1 no Restelo, fazendo com que o 0-0 de Guimarães fosse suficiente para assegurar o 34.º título nacional, a uma jornada do final da I Liga 2014/15.
Sexta-feira, em Coimbra, o Benfica pode somar o 75.º troféu, o que acontecerá se vencer o Marítimo, que procura o seu primeiro, na final da Taça da Liga.
No seu historial, o clube da Luz conta duas vitórias na Taça dos Campeões, 34 no campeonato, 25 na Taça de Portugal, cinco na Taça da Liga, cinco na Supertaça e três no extinto Campeonato de Portugal.
Por seu lado, o FC Porto conta os mesmos dois triunfos na principal prova europeia de clubes, mais um na Taça UEFA, outro na Liga Europa, dois na Taça Intercontinental, um na Supertaça europeia, 27 no campeonato, 16 na Taça de Portugal, 20 na supertaça e quatro no Campeonato de Portugal.
Num distante terceiro lugar, surge o Sporting, que totaliza 45 e pode alcançar domingo o 46.º, caso derrote o Sporting de Braga no Jamor, na final da Taça de Portugal.
Contando apenas competições em que é necessário derrotar mais do que um adversário, a supremacia do Benfica é ‘esmagadora’, com 69 troféus conquistados (70 com a Taça Latina), contra 51 dos portistas e 38 dos ‘leões’.
Troféus conquistados pelos três 'grandes':
Benfica FC Porto Sporting
Taça/Liga Campeões 2 2 0
Taça das Taças 0 0 1
Taça UEFA/Liga Europa 0 2 0
Taça Latina (x) 1 0 0
Taça Intercontinental 0 2 0
Supertaça Europeia 0 1 0
I Liga 34 27 18
Taça de Portugal 25 16 15
Campeonato de Portugal 3 4 4
Taça da Liga 5 0 0
Supertaça 5 20 7
------------------------------------------------------
Total: 74 74 45
Taça/Liga Campeões 2 2 0
Taça das Taças 0 0 1
Taça UEFA/Liga Europa 0 2 0
Taça Latina (x) 1 0 0
Taça Intercontinental 0 2 0
Supertaça Europeia 0 1 0
I Liga 34 27 18
Taça de Portugal 25 16 15
Campeonato de Portugal 3 4 4
Taça da Liga 5 0 0
Supertaça 5 20 7
------------------------------------------------------
Total: 74 74 45
(x) - A Taça Latina não é reconhecida como competição oficial pela FIFA, pelo que não entra no total de títulos.
Juan Quintero não sabe o que se vai sair ou ficar este verão
O médio ofensivo internacional colombiano do FC Porto reconhece que não está muito feliz no Dragão, uma vez que não foi regularmente utilizado esta temporada. Juan Quintero sabe que o final de época foi muito complicado, pois os azuis e brancos não conseguiram chegar ao título.
«A ponta final da temporada foi muito difícil, até porque ficámos em segundo lugar no campeonato. Já a nível pessoal a lesão no joelho custou-me a recuperar, mas julgo que deixei uma boa imagem no último jogo da época. Senti-me bem», assegurou o criativo colombiano em declarações prestadas à Rádio Caracol da Colômbia.
Juan Quintero admite que não se sente bem por não ter sido muito utilizado por Julen Lopetegui nos dragões, mas coloca o futuro nas mãos dos responsáveis portistas: «Quando não jogas, não te sentes bem. Mas, o FC Porto sempre me trataou da melhor forma e devo olhar em frente. O futuro? Isso não depende de mim».
Josué: «Não gosto muito de falar do FC Porto nem de Lopetegui»
A mágoa do médio português emprestado esta temporada pelos portistas ao Bursaspor ainda não desapareceu, depois de ter ficado sem espaço no plantel com o técnico espanhol. Josué não sabe o que vai acontecer, mas se tiver de regressar, irá ser sempre profissional.
«Não gosto muito de falar do FC Porto nem de Lopetegui, mas que fique bem claro que não fui dispensado. Não fiquei no FC Porto por outras razões. Senti-me injustiçado», lamentou o médio internacional luso ao jornal A Bola. O jogador foi emprestado ao Bursaspor pois não iria ter espaço no FC Porto.
Josué não sabe o que o futuro lhe reserva para a próxima temporada, mas deixa a garantia que se regressar ao Dragão, vai tudo com a camisola azul e branca: «Tenho contrato com o FC Porto até 2017, mas não sei o que vai acontecer. Se voltar, voltarei com todo o profissionalismo».
Sporting prepara final da Taça de Portugal com Capel em trabalho específico
O Sporting realizou hoje o seu primeiro treino no palco da final da Taça de Portugal de futebol, com Capel a fazer trabalho específico no Estádio Nacional, em Oeiras, a cinco dias do encontro com o Braga.
Durante os 15 minutos abertos à comunicação social, o extremo espanhol esteve à margem do grupo a trabalhar sob orientação do fisioterapeuta, enquanto os restantes colegas de equipa realizavam exercícios de aquecimento.
No Estádio Nacional, o técnico Marco Silva teve à sua disposição 24 elementos com destaque para a presença dos jogadores André Geraldes e Luís Ribeiro, que habitualmente alinham pela equipa B.
O Sporting volta a treinar no Jamor, no próximo sábado, às 18:30, uma hora depois de o treinador Marco Silva marcar presença na conferência de imprensa de antevisão do jogo.
A final da Taça de Portugal opõe o Sporting e o Sporting de Braga, a partir das 17:00 de domingo, e será arbitrada por Marco Ferreira, da Madeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário