domingo, 30 de agosto de 2015

Clube mais valioso da MLS, Seattle Sounders vale 'meio Corinthians'

Resultado de imagem para flag usa  Resultado de imagem para logo mls soccer



Seattle Sounders é o time mais valioso da MLS
Seattle Sounders é o time mais valioso da MLS
Que o futebol nos Estados Unidos vem em um forte crescimento, isso é inegável. Mas alguns números ainda mostram a distância comercial que existe entre os clubes que disputam a Major League Soccer e o Campeonato Brasileiro, por exemplo.
A revista Forbes, referência em economia, divulgou semana passada um estudo sobre o valor de marca das franquias da MLS. Dos 20 times que disputam a edição atual, apenas os novatos Orlando City e New York City não entraram, uma vez que a avaliação é em cima do fechamento do ano 2014.
E o time com maior popularidade na liga, aquele que leva o maior número de torcedores ao estádio, é também o que tem o maior valor de marca no torneio.
O Seattle Sounders está no topo da lista, valendo U$245 milhões segundo a avaliação da revista.
A mesma revista Forbes, em sua versão mexicana, soltou também a relação dos trinta clubes de toda a América com o maior valor de marca. Mais uma vez, o Corinthians encabeça o ranking, valendo mais que o dobro do Sounders. O Timão foi avaliado em U$511 milhões. Na sequência vem São Paulo (U$360), Palmeiras (U$310) e Grêmio (U$279), também acima do que valem os mais gabaritados times da MLS.
Isso é uma mostra que apesar da organização maior e de uma economia bem mais sustentável, a tradição dos clubes brasileiros e o que se movimenta de dinheiro no futebol nacional ainda pesa a favor dos clubes na (injusta) comparação com as franquias norte-americanas.
Mas a grande pergunta é: até quando?
Chama atenção no estudo divulgado pela Forbes o crescimento dos clubes da MLS em relação a última lista, de dois anos atrás.
Na relação atual, os clubes da liga estão valendo, em média, U$157 milhões. Isso representa um acréscimo de 52% em relação a última avaliação, o que mostra o tamanho da evolução no aspecto financeiro.
Essa avaliação do valor de marca dos clubes envolve além dos patrocínios, o tamanho do investimento técnico no time, presença de público nos estádios e outras fontes de receita, como audiência de televisão.
Em relação a ocupação dos estádios, o salto de qualidade também foi substancial. Na lista divulgada em 2013 a média de torcedores por jogo era de 18.600. Na medição atual ela pulou para 21.100. Só para se ter uma ideia, a média é maior que a da NBA, que recebe 17.800 torcedores por jogo.
Na relação divulgada pela Forbes, algumas coisas merecem destaque. Como a queda do NY Red Bulls, que depois da aposentadoria de Thierry Henry, viu seu valor de marca despencar. A franquia não repôs a altura a saída do craque francês.
Por outro lado, importante ressaltar a campanha que faz o Vancouver Whitecaps. Discretos, os canadenses que tem apenas o 15o maior valor de marca, tem a melhor campanha da liga até aqui, com o melhor aproveitamento de pontos da temporada. Já o Houston Dynamo, que faz um 2015 apenas medíocre e dificilmente irá aos playoffs, tem o terceiro maior valor na cotação das equipes da liga.
Conheça a lista dos mais valiosos times da Major League Soccer, em milhões de dólares:
1 - Seattle Sounders - U$245
2 - LA Galaxy - U$ 240
3 - Houston Dynamo - U$200
4 - Portland Timbers - U$185
5 - Toronto FC - U$175
6 - Sporting Kansas City - U$165
7 - Chicago Fire - U$160
8 - New England Revolution - U$158
9 - FC Dallas - U$148
10 - San Jose Earthquakes - U$146
11 - Philadelphia Union - U$145
12 - New York Red Bulls - U$144
13 - DC United - U$140
14 - Montreal Impact - U$128
15 - Vancouver Whitecaps - U$125
16 - Columbus Crew - U$112
17 - Real Salt Lake - U$108
18 - Colorado Rapids - U$105
ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário