Ao final da primeira fase, os times brasileiros apresentaram um desempenho bem superior na Libertadores-2015 em relação à edição de 2014. Na média, as equipes nacionais superaram as argentinas em número de pontos obtidos. Lembre-se: será nos mata-matas que o torneio será decidido, e isso pode não valer nada.
Neste ano, o Brasil conseguiu 64,6% dos pontos, com a classificação de todas as cinco equipes. Em 2014, foram apenas 54,6% pontos obtidos, com três das seis agremiações eliminadas. Corinthians, Internacional e Cruzeiro terminaram nos primeiros lugares de seus grupos neste ano.
Em comparação, os seis times argentinos tiveram uma média de 56,5% dos pontos. Foram desclassificados Huracán e San Lorenzo, atual campeão. No ano passado, a Argentina teve média um pouco superior de 56,7%, isto é, levou vantagem sobre o Brasil.
Agora, claro, esses números são coletivos. O Boca Juniors foi a melhor equipe da primeira fase de 2015, com 18 pontos. Ou seja, posiciona-se como um dos favoritos para a conquista como o Rancing, primeiro do seu grupo. Já aconteceu em outras edições de brasileiros terem maus desempenhos em conjunto, e uma equipe sair campeã.
Na última Libertadores, aliás, o rendimento nacional ruim na primeira fase se estendeu aos mata-matas: todas as agremiações foram eliminadas antes das semifinais. Agora, com dois confrontos entre equipes nacionais nas oitavas-de-final, só pode haver três brasileiros nas quartas-de-final.
rodrigomattos
Nenhum comentário:
Postar um comentário