Por Maurício Penedo
Os times pernambucanos andam vivendo uma boa fase com as redes. Sport, Náutico e Santa Cruz vêm tendo êxito em balançar as redes em 2015. Os artilheiros vêm correspondendo e trazendo uma situação pouco comum: os três times, ao mesmo tempo, contando com artilheiros em ótima fase. O Leão conta com o segundo melhor ataque da Série A, com 20 gols marcados. Destes, oito são da dupla Diego Souza e André, ambos com quatro gols cada. André, por sinal tem quatro gols em cinco jogos pelo rubro-negro. No Náutico, apesar da instabilidade que tirou o time do G4, Douglas segue em bom momento. Tem cinco gols em seis jogos na Série B.
Série B, por sinal, que tem em Anderson Aquino, no Santa Cruz, seu artilheiro máximo. Com sete gols marcados, Aquino divide a primeira colocação com Rodrigo Pimpão (Botafogo), Kayke (ABC-RN) e Anselmo (Macaé-RJ). Como se vê, os três grandes do Recife não têm motivos para lamentar sobre bola na rede neste momento da temporada. Mas a situação é incomum.
Se em 2015 os três comemoram, em anos passados a situação era diferente. Dentre os três, o Tricolor é quem mais vem tendo sucesso em termos de bola na rede. 2014, por exemplo, foi o ano de Léo Gamalho no Santa Cruz. O jogador chegou para ser o "nove" da equipe e resolveu: marcou 32 gols na temporada. No mesmo ano, o Sport teve em Neto Baiano seu goleador, mas o jogador rendeu apenas no primeiro semestre, deixando o time "órfão" de um goleador durante o Brasileiro. Já no Náutico a seca foi grande, e ninguém conseguiu se destacar.
Em 2013 o Timbu continuou zerado, mas Santa e Sport tiveram seus matadores. Dênis Marques tornou-se ídolo dos torcedores corais, enquanto que, na Ilha do Retiro, Marcos Aurélio foi vice-artilheiro da Série B, com 22 gols marcados. Vale a menção honrosa para Flávio Caça-Rato, com 10 gols marcados na temporada. Já em 2012 a coisa mudou e o Timbu entrou em cena.
O principal destaque ofensivo entre os três grandes da capital neste ano foi Kieza, no Náutico, em sua segunda passagem pelo clube alvirrubro. Recontratado para o Brasileirão, foram 13 gols na Série A daquele ano. Antes, no Campeonato Pernambucano, Dênis Marques iniciava sua boa fase no Tricolor, sendo artilheiro do estadual, com 15 gols. O Sport passou em branco.
Em 2011, Kieza marcou 27 gols em sua primeira passagem pelo Timbu, sendo 21 na Série B, o que lhe rendeu o título de artilheiro da competição. Ao seu lado, Gilberto, no Santa Cruz, foi o grande nome do Santa Cruz no título estadual ganho em cima do Sport que, novamente, não contou com nenhum artilheiro representativo.
Como se vê, 2015 vem sendo um ano dourado para os clubes pernambucanos. É bom o torcedor curtir o momento e comemorar. Pois, como se percebe, a maré pode mudar rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário