12.11.2014
CONFIRA O RAIO-X DA SELEÇÃO DA TURQUIA
Turcos enfrentam a Seleção Brasileira nesta quarta-feira em jogo amistoso
Nesta quarta-feira, às 16h30, o Brasil enfrenta a Turquia em Istambul, no estádio Şükrü Saraçoğlu, casa do Fenerbahçe. Mas que adversário é esse que a equipe de Dunga terá pela frente em duelo amistoso?
Momento péssimo
Faz tempo que o futebol turco não vive um bom momento. Atualmente, a seleção ocupa a lanterna do Grupo A das Eliminatórias para a Euro 2016, com apenas um ponto em três jogos. Os turcos não conseguiram se classificar para duas Copas do Mundo de 2014 e 2010 e para o último torneio europeu de seleções de 2012. O último lampejo de brilhantismo do país no futebol ocorreu na Euro 2008, quando os turcos chegaram à semifinal e venderam caro a derrota por 3 a 2 para a Alemanha, vice-campeã da competição.
Time formado em casa
Se Dunga não está acostumado a assistir o Campeonato Turco, é provável que ele não conheça a maioria dos jogadores do rival. Isso porque dos 28 jogadores convocados para o amistoso contra o Brasil e para o jogo contra o Cazaquistão, válido pelas Eliminatórias da Euro 2016, 25 atuam no país. Fenerbahçe e Galatasaray, as duas equipes mais tradicionais da Turquia, lideram o número de convocados com seis atletas cada. Na sequência, vem o Besiktas, com cinco. As três exceções da lista são o volante Kaan Ayhan, do Schalke 04, o atacante Mevlüt Erdinç, do Saint-Etienne, e o craque do time, o capitão…
Arda Turan, do Atlético de Madri
Indiscutivelmente, Turan é o grande nome da seleção turca. O jogador de 27 anos foi um dos destaques do Atlético de Madri na excelente campanha na temporada passada, quando a equipe colchonera se sagrou campeã espanhola e ficou na segunda posição da Liga dos Campeões. O camisa 10 da Turquia e do Atlético é um meia clássico, que distribui bem o jogo, é habilidoso, tem aplicação para recompor a defesa e aparece com perigo no ataque. É o atleta que todo técnico quer no time.
No banco, a velha solução
O treinador da seleção é conhecido pelos turcos há tempos. Fatih Terim está em sua terceira passagem pela equipe nacional – comandou a Turquia de 1993 a 1996, 2005 a 2009 e está no cargo desde 2013, quando assumiu a quatro jogos do fim das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Treinador desde 1987, Terim só trabalhou fora do país entre 2000 e 2001, época em que comandou Fiorentina e Milan. O clube com o qual tem mais identificação é o Galatasay, o único dos grandes do país que dirigiu. Em três passagens, foram 10 temporadas à frente do clube.
Qual a equipe base?
Aparentemente, essa é uma questão que o próprio Terim ainda não sabe responder. Nos três últimos jogos disputados pela equipe, todos válidos pelas Eliminatórias da Euro 2016, só quatro jogadores estiveram em campo em todos: o lateral-direito Gökhan Gönül, o zagueiro Mehmet Topal, o meia Caner Erkin e, é claro, o meia Arda Turan.
Histórico do confronto
Histórico do confronto
Logo vem à mente do torcedor brasileiro os confrontos com a Turquia na Copa do Mundo de 2002. No primeiro deles, pela fase de grupos, o Brasil venceu por 2 a 1, de virada, com gols de Ronaldo e Rivaldo. Depois, as duas equipes se cruzaram na semifinal e a Seleção levou a melhor com o gol de bico de Ronaldo. Após o Mundial, foram outros dois duelos e dois empates – 2 a 2 na Copa das Confederações de 2003 e 0 a 0 em amistoso em 2007. Muito antes disso, em 1956, um gol de Djalma Santos garantiu o triunfo brasileiro em um amistoso.
Fonte: esporte.band.com.br
BANDEIRA TURQUIA BANDEIRA BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário