sexta-feira, 10 de junho de 2016

Abertura da Euro tem 'melhor ataque do mundo' contra 'defesa que ninguém passa'

Resultado de imagem para euro 2016

Francisco De Laurentiis, de Paris (FRA), para o ESPN.com.br


A primeira partida da Euro-2016, entre França e Romênia, nesta sexta-feira, às 16h (horário de Brasília), no Stade de France, vai opor aquele que vem sendo chamado por especialistas de "melhor ataque do mundo" contra a defesa mais forte da Europa.
Apesar de não haver consenso sobre o tamanho do poder de fogo francês, é inegável que jogadores como Pogba, Martial, Griezmann, Giroud, Coman e Payet estão entre os melhores do mundo em suas posicões atualmente, fazendo muito sucesso com as camisas de seus clubes - isto que Benzema, do Real Madrid, ficou de fora do elenco após polêmica, por chantagear o colega Valbuena com um vídeo erótico.
O sucesso desses jovens é tanto que, em sua última coletiva antes da estreia na Euro, o técnico dos Bleus, Didier Deschamps, ficou até irritado de tantas vezes que foi questionado se achava que seu time tinha o melhor ataque do mundo, ou pelo menos do torneio da Uefa. Tanto é que abusou da ironia para responder.
"Sim, nós somos os melhores! Somos magníficos!", brincou o ranzinza.
"Claro que tenho jogadores com grandes características ofensivas e temos um time capaz de marcar muitos gols, mas temos que ser mais do que isso. Se você quer ir longe na Eurocopa, é preciso ter equilíbrio. A força ofensiva sempre ajuda, mas é preciso mais", salientou.
A França não precisou disputar eliminatórias para a competição, já que é o país-sede. No entanto, mostrou bom desempenho em sua série de amistosos. Dos 10 últimos jogos, ganhou nove (só perdeu para a Inglaterra). Já nas últimas quatro partidas, anotou 13 gols.
Para o duelo desta sexta, Deschamps deve montar a sua equipe com três meio-campistas que vivem grande momento: Kanté, do campeão inglês Leicester, Matuidi, do campeão francês PSG, além de Pogba, pentacampeão italiano com a Juventus.
No concorrido ataque, Griezmann, depois de grande temporada com o Atlético de Madri, e Payer, sensação daPremier League pelo West Ham, devem acompanhar o centroavante Giroud, que vem de temporada irregular pelo Arsenal, mas mostra faro de gol com a camisa azul. Já o garoto Coman, joia do Bayern de Munique, deve começar no banco de reservas.
O maior problema dos Bleus é a zaga, que vem desfalcada de Varane, Sakho e Mathieu. Os inconstantes Rami, Mangala e Koscielny são as opções para o miolo, enquanto os veteranos Evra e Sagna fecham as laterias. No gol, Lloris é o capitão.
Defesa osso duro
Para testar o poderoso ataque francês, nada melhor que a defesa mais sólida da Europa atualmente. Durante a campanha eliminatória para a Euro, a Romênia levou apenas dois gols, sendo disparada a retaguarda de melhor desempenho entre todas.
Entre os destaques da zaga, aparecem o firme Chiriches, do Napoli, e o goleiro Tatarusanu, da Fiorentina. O outro beque central, Grigore, também se destacou bastante nas eliminatórias.
Apesar da fama de retranqueiro, no entanto, o técnico Anghel Iordanescu - treinador de pior salário da Eurocopa - assegura que não irá ficar esperando a França dar as cartas.
"Temos um time equilibrado, que sabe fazer a transição rápida entre defesa e ataque. Queremos jogar de igual para igual com os franceses, pois temos condições", bradou.
Para surpreender os Bleus, Iordanescu conta com o talento de seu jovem camisa 10, o meia Stanciu, e também com os atacantes Andone e Alibec, que costumam resolver.
Nos últimos amistosos, contudo, a Romênia não lembrou a parede "intransponível" das eliminatórias. A equipe levou quatro gols da Ucrânia, em partida realizada no fim de maio, e teve que buscar a bola no fundo de suas redes contra adversários fracos como Geórgia (que nem na Euro está) e República Democrática do Congo.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA X ROMÊNIA
Local: Stade de France, em Saint-Denis (França)
Data: 10 de junho de 2016, sexta-feira
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Assistentes: Gyorgy Ring e Vencel Toth (ambos HUN)
FRANÇA: Lloris; Sagna, Rami (Mangala), Koscielny e Evra; Kanté, Matuidi e Pogba; Payet, Giroud e Griezmann Técnico: Didier Deschamps
ROMÊNIA: Tatarusanu; Sapunaru, Chiriches, Grigore e Rat; Hoban, Pintilii, Pora, Stanciu e Torja; Andone Técnico: Anghel Iordanescu

Nenhum comentário:

Postar um comentário