quinta-feira, 19 de maio de 2016

A fila de espera dos brasileiros para a Sul-Americana 2016, com Sport e Santa

Resultado de imagem para logo copa sul americana
autor ; Cassio Zirpoli



Copa Sul-Americana
Está definida a “fila de espera” para a Copa Sul-Americana de 2016, com dois representantes pernambucanos. Havia a ideia de que os clubes “escolheriam” entre a Copa do Brasil e a Sula, evitando “eliminações propositais” no torneio nacional. Infelizmente, a ideia foi para o papel, com a definição dos clubes brasileiros seguindo a bizarra fórmula adotada há três temporadas pela CBF. Para a disputa internacional de 2016, seis das oito vagas do país serão oriundas do Campeonato Brasileiro, com mais duas via Nordestão e Copa Verde. Na fila, naturalmente ficaram de fora os cinco classificados à Libertadores (G4 e Copa do Brasil) e o 5º lugar. Todos entrarão direto nas oitavas da Copa do Brasil de 2016, logo não poderão  disputar a Sula, simultânea.
Regra: se classificam à Sul-Americana 2016 os seis melhores classificados no Brasileiro 2015 que forem eliminados até a terceira fase da Copa do Brasil de 2016 (cuja tabela ainda não foi divulgada). Caso um time com a chamada “pré-vaga” vá à oitavas da copa nacional, a vaga internacional será repassada automaticamente ao time seguinte na fila, e assim sucessivamente. 
Fila de espera para as seis primeiras vagas do país (Brasil 1 a Brasil 6)
1º) Sport (6º na Série A)
2º) Santos (7º na Série A)
3º) Cruzeiro (8º na Série A)
4º) Atlético-PR (10º na Série A)
5º) Ponte Preta (11º na Série A)
6º) Flamengo (12º na Série A)
7º) Fluminense (13º na Série A)
8º) Chapecoense (14º na Série A)
9º) Coritiba (15º na Série A)
10º) Figueirense (16º na Série A)
11º) Botafogo (1º na Série B)
12º) Santa Cruz (2º na Série B)
13º) Vitória (3º na Série B)
14º) América-MG (4º na Série B)
15º) Avaí (17º na Série A)
16º) Vasco (18º na Série A)
17º) Goiás (19º na Série A)
18º) Joinville (20º na Série A)
Brasil 7 (Copa do Nordeste 2016)
A definir
Brasil 8 (Copa Verde 2015)
Cuiabá
Na lista, curiosamente os quatro classificados na Série B estão à frente dos quatro rebaixados na Série A. Assim, aumenta a chance do Santa participar pela primeira vez da Sula, via Brasileiro – também poderia em caso de título nordestino. Precisa torcer para que seis dos onze times à sua frente avancem. Difícil? Pois neste ano aconteceu com a Ponte Preta, vice da Série B de 2014.
Já o Sport está numa situação “confortável”. A aspa é a necessidade de  ”sair” logo da Copa do Brasil. Com isso, iria à Sula pela 4ª vez seguida e já entraria no “pote 1″ do sorteio, que contará com quatro chaves brasileiras, válidas pela segunda fase do torneio. Levando em conta que o Tricolor obtenha a vaga, o clube ficará, necessariamente, no “pote 2″. Então, haveria 25% de chance de sair um Clássico das Multidões no sorteio.
O formato de sorteio das chaves brasileiras foi implantado pela Conmebol na edição de 2015. Até 2014, os confrontos nacionais seguiam o “cruzamento olímpico”, pré-definidos com Brasil 1 x Brasil 8, Brasil 2 x Brasil 7 etc. Se essa a fórmula for reeditada – e com a desorganização da Conmebol, provavelmente só saberemos na hora do sorteio oficial -, o Sport enfrentaria o Cuiabá, uma vez que a Copa Verde é a última vaga brasileira (Brasil 8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário