A brutal diferença na análise financeira dos clubes. Para a empresa britânica, nenhuma equipe brasileira está entre as 50 do mundo. Para consultoria nacional, o resultado é outro. Flamengo e Corinthians valem mais que Atlético de Madrid, Juventus, Milan…
Duas consultorias de respeito. A Brand Finance tem sede em Londres e determina os valores dos clubes do mundo desde 2011. A BDO é a quinta rede de contabilidade do planeta. Sua base brasileira estuda há dez anos as equipes nacionais.
A Brand Finance e a BDO/Brasil divulgam anualmente as marcas mais valiosas. A empresa britânica tem maior abrangência, atingindo os clubes de todos os continentes. A brasileira, só os 34 maiores daqui.
Diferença brutal na análise financeira das marcas.
Pela empresa britânica, que usa milhões de dólares na sua contabilidade, não aparece nenhum clube nacional. Não entre os 50 mais valiosos do mundo. Na sua avaliação. Até 2015, constava. Com a recessão que o Brasil mergulhou, não restou nenhum em 2016.
Já pelos números da consultoria brasileira, que usa milhões de reais, o Flamengo já seria o nono no ranking da consultoria inglesa. E o Corinthians, o décimo. O Palmeiras, o décimo primeiro. Os três são os mais valiosos do Brasil.
Seriam mais importante para o mercado mundial que Atlético de Madrid, Juventus, Milan, Inter, Roma, Benfica, Monaco, entre outros. E por aí iria o 'encaixe' dos demais times tupiniquins.
Os principais critérios de avaliação das duas consultorias levam em conta cotas transmissão dos jogos, arrecadação, patrocínio e massa de consumidores. A britânica, no mundo. A brasileira, só no país.
Abaixo, a enorme discrepância.
Certeza, apenas uma.
O abismo dentro de campo.
99% dos grandes jogadores brasileiros estão atuando na Europa.
Não só nas poderosas equipes de lá.
Também nas médias.
Até nas pequenas.
O conflito das análises é muito interessante...
Nenhum comentário:
Postar um comentário