terça-feira, 31 de março de 2015

Entenda como a polivalência dos jogadores ajuda o Grêmio a gastar menos




O Grêmio começou 2015 sob orientação direta do presidente Romildo Bolzan Júnior: deveria gastar menos. E seguiu ao pé da letra o planejamento. Mas não apenas no perfil de reforços ou mesmo no apreço por jogadores vindos da base mora o recuo financeiro gremista. Apostar em jogadores que possam cumprir mais de uma função também faz o time gastar menos. 
A equação é bastante simples, e Marcelo Oliveira exemplo claro. Em vez de contratar uma opção para zaga, outra para lateral e ainda um como volante, o jogador faz as três. Já atuou em todas elas desde o início de jogos ou mesmo durante as movimentações técnicas da partida. 
 
E nas posições de linha, não há um setor sequer sem os polivalentes. Entre os laterais, Galhardo e Matías Rodríguez jogam no meio-campo se necessário. Entre os volantes, Oliveira também é lateral ou zagueiro, Ramiro pode ser meia ou lateral e Maicon foi apresentado dizendo que fazia qualquer função no meio. 
 
Na armação, Giuliano pode ser recuado, Luan atua, se necessário, como atacante, Everton é hibrido entre atacante de lado e também meia, Cebolla atua pelo lado ou centralizado e apenas Douglas atua em uma função somente. 
 
No ataque, tirando os centroavantes, os demais se movimentam pelos lados e também recuam. Yuri Mamute é exemplo claro e não cansa de afirmar que atua em qualquer lugar. "Quero jogar, independente de onde for", sorri. 
 
Tal situação, além de aliviar os cofres, esvazia o elenco. O técnico Luiz Felipe Scolari afirmou, quando chegou ao clube no ano passado, que o objetivo era diminuir o número de atletas disponíveis para não ter aqueles que sobram dos coletivos. E como cada um vale por dois ou três, está conseguindo isso. 
 
"O Ramiro jogou dois anos na lateral direita do Juventude. Quando eu tiver uma dificuldade com A ou B, tenho ele e posso usar. Não é uma improvisação. O Ramiro pode ser muito útil, assim como o Marcelo Oliveira do outro lado", determinou Felipão no último domingo, após usar o volante na lateral. 
 
Os jogadores do Grêmio embarcam nesta terça para Campina Grande onde na quarta enfrentam o Campinense em estreia pela Copa do Brasil. 

uol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário