sábado, 30 de abril de 2016

FC Porto vs Sporting (antevisão): um clássico em três dimensões


Resultado de imagem para flag portugal
MOMENTO
FC PORTO
Fundamental para Sporting e Benfica na luta pelo título, o clássico do Dragão interessa também, naturalmente, ao FC Porto, apesar de o terceiro lugar já não lhe fugir. Por vários motivos: pelo brio de entrar em campo e vencer um rival, pela necessidade de que José Peseiro tem de provar junto dos adeptos ser o homem certo para a próxima época e pelo fraco consolo para os azuis e brancos em serem os maiores nos duelos entre os grandes nesta Liga: se vencerem, somam três vitórias nos clássicos, contra duas do Sporting e uma do Benfica. No entanto, nada atenua uma época de fracasso (independentemente da eventual conquista da Taça de Portugal), acentuada por o registo francamente mau na era Peseiro: sete derrotas e dez vitórias em 17 jogos. Só agora, o FC Porto pode conseguir uma sequência de três triunfos seguidos desde que o novo técnico chegou. Mas os números contarão pouco na hora de encarar o Sporting de Jorge Jesus num duelo com dois rivais em campo e outro à espreita. Nesse sentido, este clássico joga-se em três dimensões.
SPORTING
Nove anos depois da última vitória do Sporting no Dragão para o campeonato, Jorge Jesus terá mesmo de cumprir a difícil missão de vencer em casa do rival para manter acesas as esperanças de lutar pelo título até ao final. Só a vitória interessa para manter em ponto de mira o Benfica, com cinco pontos e mais um jogo. Os leões vêm de uma boa série de seis triunfos consecutivos para a Liga e estão na máxima força, sem lesionados ou castigados. A história também tem o seu papel neste duelo. Há 45 anos, também na antepenúltima jornada do campeonato, o FC Porto já sem hipóteses de intrometer-se na luta pelo título venceu nas Antas o Sporting (2-1) e foi decisivo para fazer pender a favor do Benfica um campeonato que era discutido entre os dois rivais de Lisboa.
--
AUSENTES
FC PORTO: Bueno e Marcano (lesionados).

SPORTING: todos disponíveis
--
DISCURSO DIRETO
José Peseiro (FC Porto): «O FC Porto vai jogar com o Sporting e quer perder? Quer empatar? A única coisa que nós queremos é ganhar e de preferência jogar bem. Esses são os objetivos para o clássico. Queremos melhorar a nossa produção e aprofundar processos. Temos de dar o nosso máximo, em cada ação. O Sporting é uma boa equipa, vem de seis vitórias consecutivas e tem uma boa ideia de jogo. Na Liga tem sido muito bom, mas não foi assim nas outras competições.»

Jorge Jesus (Sporting): «O FC Porto é uma equipa de valor, com jogadores de muita qualidade. Vamos jogar contra dois laterais que têm muita qualidade ofensivamente. O Maxi, que trabalhou comigo seis anos, é fantástico ofensivamente. Temos de ter atenção a esses laterais mas não vai fugir ao já fazemos nos outros jogos. Nestes jogos com os rivais, a classificação muitas vezes não determina a superioridade. O momento do FC Porto pode ser também traiçoeiro… Tenho a certeza que os nossos 10 pontos de avanço não vão determinar se somos mais fortes. Ao longo do campeonato fomos mais fortes, mas qualquer uma das duas pode vencer.»
--
REGISTO HISTÓRICO
No total de 222 jogos oficial entre as duas equipas há um equilíbrio quase total: 80 vitórias portistas contra 79 da equipa de Alvalade (e 63 empates). No entanto, nos jogos no Porto para a Liga a balança pende claramente para os dragões: 44 vitórias (e 24 empates) contra 13 do Sporting, que não vence para a Liga no Dragão há nove anos. Na primeira volta, porém, os leões superiorizaram-se ao FC Porto, ainda de Lopetegui, que perdeu o clássico e a liderança em Alvalade com um bis de Slimani.
--
EQUIPAS PROVÁVEIS
FC PORTO
Outros convocados: Helton (guarda-redes), Chidozie, José Ángel, André André, Brahimi, André Silva e Suk.
SPORTING
Outros convocados: Não divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário