terça-feira, 2 de dezembro de 2014







PRINCIPAIS RIVALIDADES ;
1-CSKA MOSCOU   X   SPARTAK MOSCOU
A maior rivalidade do futebol russo é o Grande Clássico Moscovita, que envolve o CSKA Moscou e o Spartak Moscou. A rivalidade tem origem na história dos dois clubes e uma "luta de classes" na sociedade soviética — os militares e os trabalhadores. O primeiro representava a classe dos militares e a ordem, enquanto o segundo representava as classes mais baixas e a agitação. Um dos estereótipos entre os torcedores dos dois times é a personalidade, enquanto os torcedores do CSKA são vistos como militares ordeiros, refinados e disciplinados, os torcedores do Spartak têm reputação de operários relaxados, arruaceiros e socialmente desagradáveis, daí o apelido "porcos". O primeiro confronto ocorreu em 1922, quando o Spartak, depois de ser oficializado, passou a disputar o campeonato de Moscou na mesma divisão do CSKA. O jogo terminou com a vitória do CSKA, por 4 a 2.
2-DINAMO MOSCOU     X   SPARTAK MOSCOU
Uma outra grande rivalidade do futebol russo envolve o Dínamo de Moscou e o Spartak Moscou, fruto de diferenças ideológicas e profundos ressentimentos históricos. O Dínamo restringia suas atividades aos membros da polícia secreta, e tinha como patrono Lavrenti Beria, braço-direito do líder soviético Stálin. O Spartak havia sido fundado por jovens de um bairro pobre de Moscou, que criaram uma organização esportiva independente, que aceitava os jovens atletas das classes sociais menos favorecidas, e confontrava as equipes mais poderosas. Por esse motivo, as autoridades soviéticas consideravam o clube "subversivo". Em 1942, durante a Grande Guerra Patriótica, os irmãos Starostin, fundadores do Spartak, foram presos por provas alteradas e passaram quase uma década na prisão. O Spartak atribuiu a prisão à rivalidade entre os clubes. Desde então, os clubes vivem uma grande rivalidade.
3-A RIVALIDADE  MOSCOU     X     SÃO PETERSBURGO
Zenit não tem rivais em sua cidade, São Petersburgo, por isso adotou o Spartak, da capital Moscou, como seu principal rival, devido ao grande número de vitórias (7 vitórias em 8 jogos, 1 derrota) que o Spartak conquistou contra a equipe turquesa nos primeiros anos do Campeonato Soviético de Futebol. Para o Spartak, a rivalidade com um clube de outra cidade é uma volta, ainda que em menores proporções, do antigo regionalismo presente na rivalidade com o Dínamo de Kiev. Ao mesmo tempo, a rivalidade não é tão forte do lado alvirrubro, que considera as rivalidades de Moscou mais importantes, mas do lado do Zenit, a antipatia pelo rival é tão grande que até mesmo no hino da equipe há o verso "Se surgir o rival Spartak, não se esqueça de seu ataque!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário