sexta-feira, 15 de abril de 2016

Fora da Libertadores, Palmeiras deixa de arrecadar R$ 30 milhões

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Premiação e bilheteria levantariam faturamento do clube eliminado na última quinta-feira

Há um discurso comum entre os clubes brasileiros de que a Libertadores não é financeiramente rentável, que os clubes, com os altos custos de viagem, pagavam para atuar no principal torneio sul-americano. Mas, com a premiação em dólar e com rendas potencializadas pelas novas arenas, o Palmeiras sentirá na pele que a máxima não é tão verdadeira assim.
Caso permanecesse na Copa Bridgestone Libertadores, o Palmeiras poderia somar até R$ 30 milhões, se fosse campeão. O número é cerca de 10% do atual faturamento anual da equipe, e fundamental para um time que investiu alto em reforços nos últimos anos. Para a disputa deste ano, por exemplo, o clube chegou a pagar R$ 13 milhões no atacante Erik, pouco conhecido no cenário nacional.
A soma é simples, e a maior parte dela é proveniente da premiação do torneio. Neste ano, a Conmebol aumentou o valor em 40% em relação à temporada anterior. Caso ficasse com o título, seriam US$ 6 milhões, além da quantia recebida na fase de grupos. Considerando o dólar a R$ 3,50, seriam R$ 21 milhões.
O restante vem das altas bilheterias geradas pelo Allianz Parque. Os R$ 9 milhões calculados foram a renda líquida obtida pelo clube a partir das oitavas de final da Copa do Brasil de 2015, na qual o time foi campeão. No jogo das oitavas, a renda foi de R$ 1,7 milhão, valor próximo ao que o clube recebeu em cada partida da fase de grupos da Libertadores.
Na decisão do torneio nacional, a renda líquida chegou a R$ 4 milhões. Com o alto apelo da Libertadores, seria natural que o Palmeiras conseguisse lucrar ainda mais com as bilheterias do torneio.
A conta desconsidera outros possíveis ganhos, como aumento em venda de produtos licenciados e valorização da marca do clube, o que poderia render novos patrocinadores. 


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São Paulo iguala recorde do Corinthians na Libertadores

Jogo contra o River Plate chegou a 26 pontos de média na audiência
O São Paulo alcançou o Corinthians na Libertadores. Pelo menos na audiência. Na partida contra o River Plate, na última quarta-feira, o time fez a Globo igualar o recorde no Ibope de uma transmissão entre clubes neste ano.
Foram 26 pontos para a Globo, com 41% de participação das televisões ligadas. Foi a mesma pontuação obtida por Santa Fé e Corinthians, também pelo Libertadores, quando a emissora conseguiu seu melhor índice.
Por enquanto, Corinthians e São Paulo só perdem na Globo para as duas partidas da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O duelo contra o Peru chegou a marcar 31 pontos de média.
Ainda assim, a maior audiência total do ano, considerando partidas entre clubes, permanece com o duelo entre Palmeiras e Corinthians, pelo Campeonato Paulista. Nesse caso, com a soma entre Globo e Band, o evento marcou 31 pontos de média.

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, também houve um bom índice com a partida do Vasco, pela Copa do Brasil. Foram 23 pontos de audiência para a Globo, e mais dois para a Band. No total, a participação de televisões ligadas ficou em 42%.
Cada ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios sintonizados em São Paulo e 42.292 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.


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