Conseguir um bom resultado contra o CRB, nesta quarta-feira, às 21h45, é fundamental para o Sport não só para largar bem nas quartas de final do Nordestão, mas também para o Leão mostrar ao torcedor algum tipo de reação após a derrota frustrante diante do Salgueiro, no último domingo, em plena Ilha do Retiro. Vencer os alagoanos no Rei Pelé seria uma ótima reposta para os críticos. O jogo de volta entre as duas equipes será no sábado.
Falcão sem Durval, mas com Danilo Fernandes
Para esta partida o técnico Paulo Roberto Falcão não poderá contar com o zagueiro Durval, que sentiu incômodo na coxa direita e foi vetado pelo departamento médico. Sem ele, o comandante rubro-negro terá que apostar novamente em Luís Gustavo, que enfrentou o Carcará pelo Pernambucano. Por outro lado, ele terá de volta o goleiro Danilo Fernandes, que se recuperou de lesão no ombro.
E tem Diego Souza
Neste jogo, Falcão também poderá contar com o meia-atacante Diego Souza, que retornou ao clube na semana passada. O camisa 87 é um dos grandes personagens do confronto pela expectativa que a torcida tem sobre ele. Com a entrada de Diego, o volante Luiz Antônio deve sair. O treinador rubro-negro, contudo, não confirmou quem sai.
Velhos amigos do outro lado
O adversário do Sport contará com velhos conhecidos do outro lado. Nada mais do que seis jogadores que já vestiram a camisa leonina estão no CRB – o zagueiro Gabriel, os volantes Rivaldo e Matheus Galdezani e os atacantes Marcos Aurélio, Érico Júnior e Neto Baiano. Além disso, há o técnico Mazola Júnior, que já comandou os rubro-negros entre 2011 e 2012. Por conta disso, Falcão não acredita em vida fácil. “Lá tem muitos jogadores conhecidos e não vai ser fácil.”
FICHA DA PARTIDA – CRB x SPORT
CRB: Juliano; Marcos Martins, Gabriel, Jussani e Diego; Olívio, Somália, Bocão e Dakson; Luidy e Lúcio Maranhão. Técnico: Mazola Júnior
Sport: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Luís Gustavo, Henríquez e Renê; Serginho, Rithely e Diego Souza; Gabriel Xavier, Lenis e Túlio de Melo. Técnico: Falcão.
Nordestão (quartas de final). Local: Rei Pelé, Maceió (AL). Horário: Quarta-feira, às 21h45. Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves (RN); Auxiliares: Leandro Lincon Santos e Francisco Jailson da Silva (ambos do RN).
blog do torcedor
Inspirado nas semelhanças com 2014 e com Diego Souza, Sport encara CRB, pelas quartas
Assim como no último titulo do Nordestão, clube alagoano é o rival no 1º mata-mata
No futebol, para alguns, a superstição tem quase a mesma importância de uma estratégia bem montada. E para os rubro-negros que acreditam em coincidências, a partida desta quarta-feira, às 21h50, contra o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pode ser um bom presságio. Isso devido as semelhanças com a Copa do Nordeste de 2014, quando o Sport terminou com o título.
Assim como naquele ano, o Leão estreou e garantiu a sua classificação na última rodada da primeira fase contra o Botafogo-PB e teve nas quartas de final, um adversário alagoano (no caso o CSA). Mas não para por aí. Caso avance para as semifinais, o Leão pode ter como adversário um clube pernambucano. Há dois anos, foi o Santa Cruz. Agora, poderá ser o Salgueiro, que enfrenta na outra partida do chaveamento das quartas de final o Campinense.
Porém, para não se confiar apenas em aspectos subjetivos, o Sport terá como principal motivação para a partida a reestreia do meia Diego Souza. Principal e mais surpreendente contratação para a temporada, o camisa 87 volta ao time após uma passagem de apenas dois meses pelo Fluminense, clube do qual pediu para romper contrato para poder retornar ao Leão. Assim, Diego Souza inicia a caminhada na tentativa de obter para algo que ainda não conseguiu no clube. Apesar do status de ídolo, o meia ainda não conquistou nenhum título pelo Sport.
Com Diego Souza, o técnico Paulo Roberto Falcão pode, inclusive, modificar o esquema tático da equipe. Isso porque uma das possibilidade é a saída de um dos três volantes e o retorno do quarteto ofensivo. Serginho e Luiz Antônio são os mais ameaçados. Caso opte por essa mudança, a formação tática rubro-negra seria um espelho da utilizada no Campeonato Brasileiro do ano passado.
Outra possibilidade é a da manutenção dos três volantes no meio de campo, formação ainda invicta no ano. Assim, quem corre mais riscos de deixar a equipe é o meia Gabriel Xavier, que atua pelo lado esquerdo e ainda não empolgou na temporada.
Ausência
Porém, se por um lado o Sport terá a estreia do meia Diego Souza, por outro terá um desfalque importante. Ainda sentido incômodo na coxa direita, o zagueiro Durval foi vetado pelo departamento médico. O defensor já havia desfalcado o Leão na derrota do último domingo, contra o Salgueiro, pelo Campeonato Pernambucano. Luís Gustavo deve ser mantido como substituto.
Ficha do jogo
CRB
Juliano, Bocão, Diego Jussani, Gabriel e Diego; Olívio, Somália, Dakson e Marcos Aurélio; Érico Júnior e Neto Baiano. Técnico: Mazola Júnior
Sport
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Luís Gustavo, Henriquez e Renê; Rithely, Serginho, Gabriel Xavier (Luiz Antônio), Diego Souza e Lênis; Túlio de Melo. Técnico: Paulo Roberto Falcão.
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió. Horário: 21h45. Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves (RN). Assistentes: Leandro Lincoln Santos e Francisco Jaílson da Silva (ambos do RN).
superesportes
Adversário das quartas de final do Nordestão, CRB não perde para o Sport desde 2002
Times voltam a se enfrentar após quase 10 anos. Último duelo foi em outubro de 2006
Tradicionais clubes nordestinos, Sport e CRB voltam a se enfrentar após quase 10 anos. A última vez que as duas equipes estiveram frente a frente foi pela Série B de 2006. No dia 7 de outubro, um empate por 1 a 1, no Rei Pelé, mesmo palco do jogo desta quarta-feira, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. Porém, apesar de ter ampla vantagem no retrospecto histórico dos confrontos, a última vitória do clube pernambucano no confronto faz ainda mais tempo. Há quase 14 anos.
Pela 16ª rodada da Série B de 2002, o Leão fez 3 a 0 no alvirrubro alagoano, na Ilha do Retiro. Desde então, os dois clubes se enfrentaram mais cinco vezes, com quatro empates e uma vitória do CRB (2 a 1, em 2006, em plena Ilha do Retiro).
No entanto, nos retrospectos gerais do confronto, o Leão leva ampla vantagem. Considerando todos os jogos, são 17 triunfos rubro-negros, contra apenas seis do CRB. A supremacia pernambucana se mantém mesmo nos jogos disputados em Maceió, com nove vitórias do Sport, contra quatro do Galo da Pajuçara.
Copa do Nordeste
Vale lembrar que Sport e CRB fizeram a decisão da primeira edição da Copa do Nordeste, realizada em 1994 toda em Alagoas. Após empate sem gols, o Leão, que tinha no elenco jogadores como o zagueiro Sandro, os meias Chiquinho e Juninho e o atacante Leonardo, ficou com a pioneira taça da competição apos bater os donos da casa por 3 a 2, nos pênaltis.
Retrospecto
Geral
38
Jogos
17
Vitórias do Sport
15
Empates
6
Derrotas
Em Maceió
25
Jogos
9
Vitórias do Sport
12
Empates
4
Vitórias do CRB
Última vitória do Sport
2002
Sport 3x0 CRB (Série B)
Última vitória do CRB
2006
Sport 1x2 CRB (Série B)
Fonte: pesquisadores Carlos Celso e Luciano Guedes Cordeiro
superesportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário