sexta-feira, 22 de abril de 2016

Tecnologia inovadora para tratamento em fisioterapia é testada no Sport

Resultado de imagem para FLAG PERNAMBUCO




Um videogame aliado da fisioterapia foi testado pela primeira vez em um atleta de alto rendimento


Tecnologia inovadora para tratamento em fisioterapia é testada no Sport
Foto: Sport Club do Recife
Quando um atleta se machuca, o Departamento Médico da equipe se concentra em recuperá-lo totalmente, o mais rápido possível. Sempre em busca de otimizar o tratamento, mais um recurso pode fazer toda a diferença durante a fisioterapia. É o caso do Myobox, um aparelho que aplica a técnica de “biofeedback” nos pacientes através de jogos de vídeo game em um computador. Na última semana,  o  aparelho da NeuroUP foi testado pela primeira vez em um atleta de alto rendimento: o pivô Lucas Jaka, do basquete do Sport.
A técnica de biofeedback consiste, de maneira geral, em dar retorno imediato da atividade que está sendo feita pelo paciente durante a sessão de fisioterapia. O vídeo game foi desenvolvido pelo fisioterapeuta Ubirakitan Maciel , o engenheiro biomédico Diogo Jardim e os engenheiros de computação Gilliano Menezes e Henrique Andrade. A equipe é toda pernambucana, assim como o recurso, que foi desenvolvido no Porto Digital do Recife.
Ubirakitan demonstrou para a equipe de fisioterapia do Sport como manusear o Myobox e o jogo Neuroturtle. “O paciente tem um objetivo. Vendo o jogo ele sabe o que está acontecendo e tende a se esforçar mais. O jogo tem pontuação e o paciente tem como mensurar o quanto atingiu do exercício através dessa pontuação. Já têm muitos artigos mostrando que a técnica de biofeedback pode acelerar a recuperação”, explicou.
O teste realizado no atleta do basquete do Leão permitiu que a equipe de fisioterapia ampliasse o horizonte de trabalho, percebendo mais uma maneira de tratar dos jogadores. “Aqui a gente consegue ver, literalmente, a força que o paciente está colocando. As vezes ele coloca muita força numa série e na outra menos e a gente não tem como perceber muito bem. Com o jogo é diferente porque vemos essa força que está sendo aplicada. Mantém um padrão no tratamento, que é muito importante”, disse Túlio Eskinazi, um dos fisioterapeutas da equipe leonina.
O pivô Lucas fez uma cirurgia no ombro, no mês de janeiro e está na etapa de voltar a ter os estímulos que tinha antes, como movimentos bruscos e trabalho com bola. Do ponto de vista de quem está em tratamento, a técnica de biofeedback aplicada no jogo Neuroturtle foi aprovada. “A gente tem que manter o nível pra ganhar os pontos e é como se eu soubesse, pudesse ver, exatamente o que estou fazendo” contou Lucas.
FONTE ; SPORT RECIFE.COM.BR

Samuel Xavier alerta: 'Temos que ser ofensivos'


Lateral rubro-negro não quer o Sport jogando para segurar o resultado contra o Salgueiro

O Sport está a um empate de passar para a final do Campeonato Pernambucano graças a vitória no jogo de ida sobre o Salgueiro por 1x0. Porém, a ordem no time rubro-negro é para esquecer essa vantagem e mostrar um futebol ofensivo neste domingo (24), no estádio Cornélio de Barros.
É bom lembrar também que o fato de o Leão não ter sido vazado em casa não resultará em mais um bônus para a classificação, já que o Estadual deste ano premia apenas o saldo de gols como critério de desempate. A eliminação na Copa do Nordeste, contra o Campinense, vem sendo utilizada como exemplo que não pode ser repetido pela equipe.
"A gente não pode ir pra Salgueiro e ficar esperando o time deles jogar. O Thiago (técnico interino) já sabe disso e creio que vai passar uma tática que a gente possa ir bem e não ser surpreendido", disse o lateral-direito Samuel Xavier.
Como marcou o primeiro gol cedo na partida da Ilha, os jogadores leoninos lamentaram não terem construído um placar mais elástico. Contudo, não deixaram de valorizar a vantagem conquistada nos primeiros noventa minutos da decisão.
"Nossa equipe tem que marcar lá na frente. Quando você fica atrás acontece o que aconteceu contra o Campinense. Aquilo foi um aprendizado. Acredito que vamos ter uma postura diferente neste jogo", destacou Xavier, dono da assistência que resultou no gol da vitória sobre o Carcará.
SITE OFICIAL



Clube lança o Batismo Rubro-negro

A cerimônia não tem conotação religiosa, fiel apenas às cores do Leão


Clube lança o Batismo Rubro-negro
Foto: Sport Club do Recife
"Pra mim o meu Sport é religião". Seguindo o hino do Clube e sabendo do fanatismo da torcida rubro-negra, o Sport vem com mais uma novidade para encher ainda mais de orgulho e paixão os torcedores do Leão da Ilha. O “Batismo Rubro-negro” será uma cerimônia voltada para os torcedores de qualquer idade e será realizada no próprio gramado do estádio, local de tantas alegrias.

O "Batismo Rubro-negro" não tem orientação religiosa, é apenas fiel às cores vermelha e preta. O evento contará com a presença do mascote Léo; um ídolo do Clube, seja do presente ou do passado; promotores e por um mestre de cerimônia. Já na estrutura, quem desejar se batizar terá em disposição backdrop e fotografia, buffet, mesas e toldos, além de ganhar uma camisa exclusiva do evento.
O leonino terá direito a levar acompanhantes, que serão dirigidos às cadeiras para acompanhar o processo. Como realizado no costume, ele poderá escolher um padrinho ou madrinha para lhe acompanhar no campo para receber o certificado e participar da cerimônia, posando também para fotos.

A primeira cerimônia já tem data para ser realizada. No dia 30 de abril, os primeiros rubro-negros serão “batizados” na Ilha do Retiro. Para participar, o valor a ser pago para a inscrição é de R$150 por batizado e deve ser efetuado na Secretaria Social do Clube. Para se inscrever, basta entrar em contato através do e-mail eventos@sportrecife.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário