domingo, 18 de outubro de 2015

Em ascensão, Sport quer atrapalhar o Atlético-MG na briga pelo título

Resultado de imagem para LOGO BRASILEIRÃO SÉRIE AResultado de imagem para LOGO BRASILEIRÃO SÉRIE A

Com o Sport de volta à briga pelo G4, é bom o Atlético-MG abrir o olho com o time pernambucano na partida deste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro. Desde que Paulo Roberto Falcão assumiu o comando da equipe, o Sport vem reagindo no Campeonato Brasileiro e promete ser uma 'pedra no sapato' do vice-líder, que ainda segue firme na luta pelo título.

Antes de o novo comandante iniciar o seu trabalho no Sport, a equipe pernambucana acumulava apenas uma vitória em todo o returno do Brasileirão. Porém, a chegada de Falcão deu novo ânimo ao elenco, que venceu dois dos três últimos jogos pela competição.


"Não dá para falar de G-4 ainda. A gente tem que ter calma. Mas, se ganhar do Atlético-MG, a gente pode voltar a falar sobre isso. Até porque, depois desse jogo, pegamos dois confrontos diretos (Palmeiras e São Paulo). A princípio, o discurso tem que ser o de vencer a próxima partida. Depois, a gente pensa em G-4", destacou o artilheiro André.
Emprestado pelo Atlético-MG, o goleador do Sport no Brasileirão, com dez gols, ainda tinha esperança de enfrentar o time mineiro. No entanto, devido a um "acordo de cavalheiros" entre as diretorias, André está fora do duelo deste domingo.
"Acabaram de me passar que André não pode jogar. Se eu empresto o jogador, estou liberando o jogador. Não posso liberá-lo para não jogar contra mim. Mas, se existe esse acordo, é uma questão de respeitar isso. Mas minha opinião sobre jogador emprestado é que se eu empresto não tem por que não deixá-lo jogar", criticou Paulo Roberto Falcão, que deve optar pela entrada de Samuel na equipe titular.
Outro problema importante para Falcão é a ausência do volante Rithely, que, suspenso, deve dar lugar a Neto Moura. Mas nem tudo são más notícias, já que o Sport contará com os retornos do lateral esquerdo Renê e do meia Diego Souza, que cumpriram suspensão na rodada passada.
Faltando apenas dois jogos até o aguardado duelo contra o Corinthians, no Independência, pela 33ª rodada, o Atlético-MG quer alcançar a terceira vitória consecutiva, visando chegar ao confronto diante da equipe paulista com uma diferença menor que os atuais cinco pontos que separam os clubes na tabela do Brasileirão.
De volta à estaca zero após a vitória do Corinthians sobre o Goiás, na quinta-feira, o Atlético-MG terá um desfalque importantíssimo contra o Sport. Suspenso, o atacante Luan não jogará no Recife, e a ausência do jogador foi lamentada pelo lateral Marcos Rocha, já que o companheiro de equipe tem feito uma ótima parceria com ele no lado direito, tanto em termos ofensivos, quanto defensivos.
"É um jogador muito importante, que me ajuda muito pelo lado direito. Não sabemos quem vai participar no lugar dele, mas se for o Patric ou se inverter o Thiago Ribeiro pela direita, colocar o Carlos, são jogadores que vamos tentar posicioná-los para ajudarem tanto na parte defensiva, como dar liberdade para eles atuarem no ataque", colocou Rocha.
Dentre as opções estudadas por Levir, Patric deve ser a escolhida para a partida de domingo. O argentino Dátolo, que também podia ocupar a vaga deixada por Luan, foi novamente vetado pela comissão técnica, que não o vê totalmente recuperado do corte profundo na panturrilha esquerda, sofrido no empate por 2 a 2, com o Joinville, na 28ª rodada do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA:
SPORT-PE X ATLÉTICO-MG
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 18 de outubro de 2015 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA-GO) e Bruno Raphael Pires (asp.FIFA-GO)
SPORT: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Neto Moura, Wendel, Marlone, Elber e Diego Souza; Samuel. Técnico: Paulo Roberto Falcão
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Patric (Carlos), Giovanni Augusto e Thiago Ribeiro; Pratto. Técnico: Levir Culpi
ESPN

Confira o Por Dentro do Jogo de Sport x Atlético-MG

Partida é neste domingo (18), às 17h30 (do Recife), na Ilha do Retiro

JC ONLINE

Os rubro-negros usaram e abusaram da palavra “decisão” na hora de se referir a algumas partidas do time no Brasileirão. Mas, em nenhuma das 30 rodadas anteriores, a expressão caiu tão bem como agora. É que uma vitória no duelo com o vice-líder Atlético-MG (com 59 pontos), neste domingo (18), a partir das 17h30 (do Recife), na Ilha do Retiro, manterá os leoninos na cola do G-4 restando apenas sete jogos para o fim do campeonato. Já um tropeço em casa, combinado a outros resultados, pode praticamente sepultar as chances de o clube conquistar uma vaga na Libertadores do ano que vem. No momento, o Leão está na 10ª colocação, com 43.

jc-esp1018_PORDENTRO_SPORT_ATLETICOMG_web


SPORT

Sob cobrança para finalizar mais, Sport recebe Atlético-MG na Ilha do Retiro pela Série A

Contra o Galo, Leão precisa finalizar mais - e melhor - para conseguir a vitória

Paulo Roberto Falcão precisou de pouco mais de três semanas - e dez bons dias de treinamento - para detectar um ponto fraco do Sport no returno da Série A: o receio de finalizar. "Acho que temos que chutar mais", cobrou o técnico, em coletiva na última terça-feira. Deu resultado: contra o Avaí, foram treze finalizações - seis no alvo, e três delas, sem chances para o goleiro. Em relação aos dois jogos anteriores sob o comando do novo treinador, uma evolução de 44%. Que precisa ser no mínimo mantida para que o Leão consiga, às 17h30 de hoje (horário do Recife), na Ilha do Retiro, ameaçar de verdade o Atlético-MG, adversário que ainda sonha com o título.

Corrigir esse problema foi um dos focos do trabalho de Falcão no período de dez dias que o Rubro-negro teve entre a derrota para o Internacional, em 3 de outubro, e a vitória sobre o Avaí na última quarta-feira (14). “Treinamos bastante chutes no gol”, revelou o comandante leonino. Nos jogos anteriores do técnico, contra Chapecoense e Internacional, o Sport só finalizou nove vezes. Diante dos catarinenses, foi suficiente. Mas contra times mais qualificados, como o Inter ou o Galo, é preciso ser mais agressivo - e preciso - na hora de arrematar. Foi o que a derrota para o Colorado e tantas outras ensinaram nesta Série A.

Como o caminho do Sport reserva uma maratona de “pedreiras” nesta reta final de Brasileirão, melhorar o índice médio de chutes por jogo é imperativo para que o clube siga sonhando com a Libertadores. Até porque o desempenho leonino no quesito é inferior ao de quase todos os outros postulantes ao G4. Realidade bem diferente da que o Rubro-negro viveu no período de onze rodadas em que esteve invicto. Nas partidas dessa arrancada, o Sport finalizava, em média, 11,4 vezes por partida - 1,2 a mais do que nos três jogos sob o comando de Falcão.

No alvo
Essa característica, entretanto, persiste. Apesar de chutar pouco, o Sport está longe do grupo dos times com pior pontaria na Série A. Muito pelo contrário: o aproveitamento rubro-negro no quesito, de 40,7%, é acima da média da competição (39%) e é o 5º maior entre os dez primeiros colocados. Isso significa que, quando finaliza, o Leão tem um rendimento melhor do que boa parte de seus concorrentes pelo G4.

O desafio, portanto, não é de outro mundo: basta igualar a média de chutes da reta inicial do Brasileiro e manter o aproveitamento acima da média em frente ao gol - além, é óbvio, de preservar a 4ª melhor defesa do certame.  É a receita para que o Leão siga mirando a parte de cima da tabela nas sete rodadas que restam.

O time
Para enfrentar o Atlético-MG, o Sport tem dois desfalques certos: Rithely e André. O volante tomou o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Avaí e está suspenso. Já o atacante está fora por conta do "acordo de cavalheiros" selado entre Galo ao Leão. Apesar das duas baixas, o Rubro-negro tem a volta de um renovado Diego Souza, que cumpriu suspensão na última rodada.

Adversário

Tentando seguir na perseguição ao líder Corinthians, o Atlético chega ao Recife desfalcado do atacante Luan que, como Rithely, levou o teceiro amarelo no jogo contra o Internacional, pela 30ª rodada. Os candidatos a substitui-lo são o meia Cárdenas, o atacante Carlos ou até o lateral Patric, ex-Sport, que seria improvisado na ponta direita. Quem também não vai poder atuar é o zagueiro Leonardo Silva, machucado.

+finalizações

O Sport na Série A

4,2
média de finalizações/jogo do Sport. A média do campeonato é de 4,4

6,2
média de finalizações erradas/jogo  do Sport. A média do campeonato é de 6,9

40,7%
média de aproveitamento das finalizações do Sport. A média do campeonato é de 39%

O desempenho dos adversários diretos

Santos
5,3 finalizações certas
7,0 finalizações erradas
Aproveitamento: 43,3%

São Paulo
4,2 finalizações certas
6,8 finalizações erradas
Aproveitamento: 38,4%

Palmeiras

5,8 finalizações certas
7,2 finalizações erradas
Aproveitamento: 44,6%

Flamengo
4,5 finalizações certas
8,1 finalizações erradas
Aproveitamento: 35,9%

Internacional
4,2 finalizações certas
6,3 finalizações erradas
Aproveitamento: 39,7%

Ponte Preta
4,7 finalizações certas
7,7 finalizações erradas
Aproveitamento: 38%

Fonte: Footstats

Ficha do jogo

Sport
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval, Renê; Rithely, Wendel, Diego Souza, Régis; Elber, Hernane (Samuel). Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Giovanni Augusto e Patric (Carlos ou Cárdenas); Thiago Ribeiro e Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi.

Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE). Horário (do Recife): 17h30. Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO).Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (ambos de GO).

SUPERESPORTES


O confronto contra o Atlético Mineiro pode ser o jogo para o Sport sacramentar a permanência na Série A e vislumbrar algo maior na reta final da competição. Os dois times se enfrentam pela 31ª rodada a partir das 17h30 (hora do Recife) deste domingo (18), na Ilha do Retiro. Além dos objetivos no Brasileirão o Sport busca repetir um feito alcançado apenas uma vez: vencer duas partidas seguidas. A primeira e única aconteceu na sétima e oitava rodadas, quando levou a melhor sobre Joinville e Vasco, ambos em casa, e ambos pelo mesmo placar: 2×1.
Sob o comando de Falcão o Leão não teve meio-termo no Brasileiro. Jogou três vezes, venceu duas e perdeu outra. O triunfo mais recente foi na última quarta-feira (14), quando bateu o Avaí por 3×0. Agora, tem seu primeiro desafio contra uma equipe que ocupa a parte de cima da classificação. O Atlético é o segundo colocado com 59 pontos.
SAÍDAS E RETORNOS
O treinador leonino perdeu dois jogadores. O volante Rithely tomou o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Já o atacante André, autor de dois gols na última partida, foi emprestado ao Sport pelo Galo – que também banca 70% do salário – e um acordo entre os dois clubes impede que o camisa 90 jogue.
O mais provável substituto de Rithely é Rodrigo Mancha. Já a vaga de André está em disputa por Samuel e Hernane Brocador. Se levarmos em conta as atitudes recentes de Falcão, o ex-jogador do Fluminense larga na frente, já que ganhou oportunidade no decorrer do jogo com o Avaí. No time dos que retornam estão o meia Diego Souza e o lateral-esquerdo Renê.
VOLTA, TORCEDOR!
O baixo público nos últimos jogos na Ilha do Retiro gerou um clamor por mais apoio neste domingo. O técnico Paulo Roberto Falcão lembra que o adversário é forte e, assim como o Sport, busca pontos para alcançar seus objetivos. “O Atlético é um time forte com um treinador capacitado. Por isso vamos precisar muito do nosso torcedor”, disse.
O meia Diego Souza foi pelo mesmo raciocínio do técnico. “A gente pede o apoio do torcedor porque sabe que ele do nosso lado é um aliado muito importante, ainda mais nessa fase. Que ele encha a Ilha e empurre a gente para uma vitória, que nós voltamos sonhar novamente com o G4.”
O ADVERSÁRIO
O Atlético Mineiro não terá o atacante Luan, suspenso. O último trabalho na capital mineira, nesta sexta (16) foi com portões fechados para a imprensa, que teve o meia Giovanni Augusto e o lateral-esquerdo Douglas Santos poupados. Carlos pode ganhar a vaga no setor ofensivo.
Ficha do jogo:
Sport: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Wendel, Diego Souza e Marlone; Élber e Samuel (Hernane Brocador). Técnico: Falcão.
Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Giovanni Augusto e Carlos; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi.
Local: Ilha do Retiro. Horário: 17h30 (hora do Recife). Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO). Assistentes: Fabrício Vilarinho e Bruno Raphael (ambos de GO).
SUPERESPORTES

Diego prevê jogo duro mas quer Sport em cima do galo


Depois de ter vencido o Avaí na Ilha do Retiro, o Sport se prepara para um confronto bem mais complicado pela Série A do Brasileiro. Neste domingo, às 18h30, também na Ilha, o Leão enfrenta o vice-líder Atlético-MG, que não vem ao Recife pensando em outro resultado que não seja o de vitória, para assim seguir na cola do Corinthians.
O meia Diego Souza, que retorna após cumprir suspensão, acredita num jogo bastante complicado diante de sua ex-equipe (passou pelo Galo em 2010) mas afirmou que o Sport tem condições de vencer o Atlético e seguir na briga pelo G-4.
“É ter tranquilidade para jogar. Um duelo difícil contra o Atlético e pedimos o apoio do torcedor. Que eles encham a Ilha e nos empurre para a vitória. Nosso objetivo sempre foi o G-4. As condições melhoraram após essa vitória”, disse.
Como não jogou na rodada passada, Diego retorna ao time após 15 dias. Durante este período o meia aprimorou a parte física com o preparador do clube, Paulo Paixão, realizando trabalhos físicos. Com isso ele garantiu ter melhorado o condicionamento físico e espera aguentar o ritmo forte do duelo deste domingo. “Treinei bastante com o Paixão. Vinha de uma sequência de muitos jogos e não dava para fazer alguns trabalhos. Estou no meu melhor momento físico”, ressaltou.
BLOG DO TORCEDOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário