terça-feira, 26 de abril de 2016

Primeira Liga: O que falta jogar a Benfica e Sporting na luta pelo título

Resultado de imagem para FLAG PORTUGAL


Separados por dois pontos no topo da tabela classificativa, Benfica e Sporting continuam na luta pelo título de campeão nacional, quando faltam apenas três jornadas para o fim dum campeonato que promete ser disputado até ao fim.
Depois da vitória em Alvalade, diante do União da Madeira, o Sporting tem o calendário mais complicado, teoricamente, pois desloca-se ao Dragão na próxima jornada para o último 'clássico' da época, frente ao FC Porto. Depois recebe o Vitória de Setúbal e termina o campeonato com uma deslocação a Braga.
Quanto ao Benfica, que ontem venceu o Rio Ave em Vila do Conde, recebe o Vitória de Guimarães, desloca-se à Madeira para defrontar o Marítimo e fecha a Primeira Liga no Estádio da Luz, frente ao Nacional.
Os últimos três jogos do Benfica:
Vitória de Guimarães (casa)
Marítimo (fora)
Nacional (casa)
Os últimos três jogos do Sporting:
FC Porto (fora)
Vitória de Setúbal (casa)
Sporting de Braga (fora)

Jesus assegura que só sai de Portugal para uma grande equipa da Europa

O treinador de futebol do Sporting, Jorge Jesus, afirmou que só sai de Portugal para uma grande equipa da Europa, em entrevista publicada hoje pela agência noticiosa espanhola EFE.
"Só sairei de Portugal se aparecer uma grande equipa da Europa. Para ganhar dinheiro podia ir para o Qatar ou para a China, mas não me apetece muito”, admitiu o técnico, de 61 anos, que após conquistar três títulos de campeão em seis épocas no Benfica rumou ao ‘rival’ Sporting.
Jorge Jesus reconheceu a polémica transferência, reiterando o empenho em qual quer clube no qual trabalhe.
“Em Portugal foi uma decisão polémica. No estrangeiro não têm noção da polémica que foi. Mas fi-lo com naturalidade. Não sou um treinador de um clube, sou um treinador do mundo, que treina com paixão e sabedoria, como o fiz no Benfica e estou a fazer agora no Sporting”, frisou.
O técnico admitiu orgulhar-se do seu contributo na valorização do médio sérvio Matic, atualmente no Chelsea.
“Não era médio defensivo, era ofensivo. Eu mudei-lhe a posição no Benfica. Ele nunca tinha imaginado em jogar ali. Atualmente, é um dos melhores médios defensivos do mundo. Se estivesse comigo, era o melhor. Agora, é o segundo ou o terceiro”, respondeu Jesus, entre sorrisos, segundo a EFE.
Quanto a outros jogadores, como Di María, David Luiz, Fábio Coentrão, Ramires, Javi García e Enzo Pérez, Jesus reconhece que a sua valorização ficou a dever-se ao seu trabalho.
“O treinador é como um artista. Tem de ser um criativo, um visionário. Com o meu método de treino, eu ajudo os jogadores a crescerem sempre que tenham talento. Ajudámos a crescer jogadores que hoje são ‘top’ do mundo. São tantos que lhe perdi a conta”, disse.
Relativamente ao Sporting, Jesus realçou a importância do “sentimento” de pertença promovido pela presença de jogadores da formação na equipa principal, salientando a necessidade de conseguir a “cultura de campeão”.
Na mesma entrevista Jesus explicou que sempre que está em casa “consome futebol”, apontando ainda a exigência como ponto-chave na sua relação com os jogadores.
“Sou exigente e sou amigo, mas não confundo a disciplina com a ditadura, nem a opinião ou a democracia com o caos. O meu lema é a seriedade, o compromisso e o grupo em primeiro. Sou muito exigente e quem é exigente é inevitavelmente um pouco frio”, admitiu.
Confrontado com algumas experiências menos felizes de portugueses no comando técnico de equipas espanholas, Jesus elogiou os desempenhos de José Mourinho no Real Madrid e Nuno Espírito Santo no Valência, realçando a qualidade dos técnicos lusos.
“Os portugueses são dos melhores, se não os melhores treinadores do mundo. Segue-se muito a nossa metodologia de treino e de jogo. Por exemplo, não é por vaidade, mas quando treinava o Benfica, a minha equipa, juntamente com a do FC Barcelona, era das mais procuradas na Internet por quem queria analisar movimentos táticos”, recordou, assegurando que os técnicos lusos “estão na vanguarda há 20 anos”.



Liga: o momento da 31ª jornada


O Benfica sentia dificuldades em Vila do Conde. Depois de uma primeira parte sem grande inspiração, os encarnados desperdiçaram várias oportunidades de golo no reatamento e caminhavam para um período crítico do jogo.
Rui Vitória olhou para o banco e chamou Raúl Jiménez. Uma vez mais.
Passaram apenas seis minutos entre o momento em que o mexicano substituiu Mitroglou e o golpe de cabeça que quebrou a resistência do Rio Ave.
Os adeptos do Benfica esperaram pelo minuto 73 para libertar a onda encarnada. A equipa de Rui Vitória superou um obstáculo extremamente difícil e tem, em teoria, um calendário mais acessível que o adversário Sporting.

Benfica: Atlético Madrid sobe preço de Jiménez
O avançado mexicano Raúl Jiménez, que já deu nove pontos às águias neste campeonato, tem vindo a destacar-se na equipa do Benfica, de tal forma que o Atlético Madrid decidiu aumentar o valor da venda dos restantes 50% do passe do jogador.
Segundo avança hoje o jornal «Record», o Atlético Madrid já fixou em 10 milhões de euros o valor da venda da restante percentagem que detém do jogador.
Recorde-se que os encarnados compraram em agosto 50% do passe do avançado mexicano, num valor a rondar os 9,8 milhões de euros.
Resta agora saber se o Benfica irá avançar para a compra dos outros 50% do avançado de 24 anos, que leva cinco golos marcados pelas águias na Primeira Liga.


Quintero diz-se «muito motivado para ganhar títulos» pelo FC Porto

Devolvido pelo Rennes após um período de empréstimo para esquecer no emblema francês, Juan Quintero gostou da forma como foi recebido pelo presidente, treinador e adeptos portistas. Agora, o jovem colombiano só quer conquistar o seu espaço e ganhar títulos no Estádio do Dragão.
«Vivo um momento de grande calma, mas só penso em fazer coisas importantes no FC Porto. Desde que voltei fui brindado com muita confiança pelo presidente, os adeptos e até o novo treinador. Isso deixou-me muito feliz e, acima de tudo, muito motivado para ganhar títulos, que é o que mais quero», comentou Quintero, que se tem treinado com o plantel azul e branco.
O internacional colombiano, 23 anos, pretende também manter a forma para ter em aberto a possibilidade de vestir a camisola da Colômbia nos Jogos Olímpicos, a realizar no Rio de Janeiro, no Brasil.
«Espero muito dessa prova. Não sei se vou, porque ainda é cedo para isso e também depende do FC Porto. Já se falou desse tema e voltaremos a falar, mas nessa altura há um play-off da Liga dos Campeões», concluiu, em declarações à Blu Radio, mostrando-se já claramente focado em ajudar os dragões na próxima época.
Contratado em 2013 aos italianos do Pescara, Quintero apontou seis golos nas primeiras duas temporadas ao serviço do FC Porto, no campeonato. Nesta última época não entrou nos planos de Julen Lopetegui e assinou apenas um tento em 12 partidas disputadas pelo Rennes, na Ligue 1.



Uma volta a menos para o carrossel parar de rodar.
Segue animada a luta a dois pelo título nacional, com o Benfica a resistir à pressão de jogar depois, e num campo difícil, e a manter a vantagem de dois pontos para o Sporting pelo menos por mais uma jornada. Matematicamente, os leões já garantiram no mínimo o acesso direto à Champions e o FC Porto já confirmou o terceiro lugar.
Na luta pela Europa, o Arouca distanciou-se do Rio Ave e aproximou-se do quarto posto, enquanto o Paços, com a vitória sobre o Sp. Braga, se manteve na corrida. Na luta pela permanência, o Moreirense já teve direito a fazer a festa, União e Académica foram os grandes derrotados da ronda, vendo aproximar-se o Tondela, que no entanto continua na última posição.
Está feito o resumo. Agora é a sua vez. Mostre que sabe de bola e que esteve atento ao que se passou nos relvados portugueses nesta ronda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário