sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Pela 1ª vez na 'era dos pontos corridos', apenas um técnico 'sobrevive' desde o começo

Resultado de imagem para LOGO BRASILEIRÃO SÉRIE aResultado de imagem para LOGO BRASILEIRÃO SÉRIE a


Mesmo sem a bola rolar, o Campeonato Brasileiro bateu mais um recorde negativo nesta quinta-feira. Com a demissão de Levir Culpi do Atlético Mineiro, apenas um técnico sobrevive empregado do começo ao fim da competição, ‘feito' inédito na ‘era dos pontos corridos'.


Tite, do Corinthians, é o único treinador remanescente desde a primeira rodada do torneio nacional - não à toa, o time paulista foi campeão com três jogos de antecedência. O Atlético-MG, última equipe que teve chances de brigar pelo troféu, foi justamente a penúltima em que seu comandante mais resistiu, que ficou até a 36ª partida.
Desde 2003, quando o Brasileiro passou a contar com a atual fórmula de disputa, a temporada em que menos técnicos haviam sobrevivido do começo ao fim do campeonato havia sido em 2005, quando Muricy Ramalho (Internacional) e Abel Braga (Fluminense) mantiveram seus cargos até o fim. O recorde de permanência aconteceu em 2008 e 2014, quando nove ficaram empregados da 1ª à 38ª rodada.
A saída de Levir Culpi ainda foi responsável por atingir outra marca: com 31 trocas de técnicos, o Brasileirão desta temporada igualou o de 2010 como aquele com mais demissões de treinadores desde 2006, quando o torneio passou a ser disputado por 20 equipes.
Com duas rodadas para o fim para o fim do Brasileiro, não se surpreenda se esses números ainda mudarem.
espn


No 1º aniversário do título da Copa do Brasil, Levir Culpi anuncia saída do Atlético-MG


O técnico Levir Culpi não seguirá no Atlético-MG em 2016.
Na noite da última quarta-feira, o treinador de 62 anos se reuniu com o presidente Daniel Nepomuceno, e ficou acertado que ele não terá seu contrato renovado.
No começo dessa semana, à ESPNLevir já havia sido bem direto sobre sua possível saída: "Acho que quanto antes melhor. Acho que se o Atlético estiver com essa ideia, seria burrice não me procurar antes. O Muricy ou sei lá quem for tem conceitos diferentes do meu. Está esperando o que?", disse.
Na manhã desta quinta, Levir foi ao CT do Galo se despedir dos jogadores e anunciou a decisão com efeito imediato em pronunciamento à imprensa. Bastante emocionado, ele precisou parar em alguns momentos para respirar e continuar a falar.
"Estou desconfortavelmente conversando com vocês. Estamos encerrando um ciclo. Praticamente um ciclo da minha vida em Minas Gerais", disse o treinador. "Essa é minha quarta passagem por aqui. Não preciso lamentar minha saída. Eu prefiro ver esse lado, da comissão técnica, dos atletas... havia a possibilidade de ficar até o último jogo, contra a Chapecoense, mas acabou".
"A diretoria chegou a uma conclusão que não deveria seguir nosso trabalho. Querem formar um novo pensamento para a temporada que vem. É ruim falar muito nesse momento, é uma rotina tão desgastante do futebol brasileiro, que não vale ser repetitivo. Vale a pena agradecer as pessoas que me ajudaram (emocionado). É um até logo, vou estar torcendo por todo mundo. Eu ainda tenho plano, e vou torná-lo realidade. Vou escrever mais um livro sobre essa volta para cá", continuou.
"Nós tivemos um casamento com algumas brigas, mas no fundo a gente se ama".
"Tem momentos em que dei entrevistas ótimas, alegre, mas hoje estou muito triste. Mas no fundo, no fundo, gostaria que vocês falassem... Que eu sou um cara legal. Pronto, é isso. Até breve, um abraço", disse o treinador, agradecendo aos jornalistas.
Após longa passagem pelo Japão, Levir Culpi retornou ao Atlético em abril de 2014 e conquistou três títulos: a Recopa Sul-Americana, a Copa do Brasil e o Mineiro. No atual Brasileiro, a equipe mineira disputou a liderança com o Corinthians, que acabou sagrando-se campeão, e agora briga pelo vice-campeonato.
Nos números, Levir Culpi treinou o Atlético-MG em 62 jogos nessa última passagem com 33 vitórias, 11 empates e 18 derrotas.

O nome mais comentado para assumir o Galo é o de Muricy Ramalho. Cuca (instável no Shandong Luneng), Alejandro Sabella (ex-Estudiantes e seleção argentina) e Edgardo Bauza (campeão da Libertadores-2014 com o San Lorenzo) também são cotados.
Para as duas últimas partidas do ano, Diogo Giacomini - técnico do time sub-20 - deve comandar o elenco principal diante de Grêmio e Chapecoense.
espn

Nenhum comentário:

Postar um comentário