quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Coroas do Brasileiro: veteranos se destacam nas equipes da Série A

Resultado de imagem para LOGO BRASILEIRÃO SÉRIE AResultado de imagem para LOGO BRASILEIRÃO SÉRIE A

Trintões e quarentões do Campeonato Brasileiro mostram longevidade e usam experiência e qualidade para ocuparem papéis de destaque em suas equipes


A velha máxima diz que um bom time de futebol é formado pela mescla de jogadores jovens com experientes. Mas, como as novas promessas têm deixado os gramados brasileiros cada vez mais cedo, os veteranos ganham ainda mais importância em suas equipes. Prova disso é que a média de idade do Brasileirão deste ano é de 25 anos e dois meses - a maior desde 2010.
Talvez não haja melhor exemplo para comprovar a longevidade dos veteranos do que Durval. Aos 35 anos, o zagueiro jogou – pasmem! – todas as 29 partidas do Sport no Brasileirão, e recebeu apenas um cartão amarelo, algo raro para um defensor. Nenhum outro atleta do time pernambucano atuou tanto quanto o xerifão, que, com sua experiência, ocupa também o papel de capitão da equipe.
tabela idade (Foto: Editoria de arte)
Um dos catalisadores da boa fase do Palmeiras é um “senhor” de 41 anos. Com larga experiência no futebol europeu e na seleção brasileira, Zé Roberto tem 20 jogos no campeonato e costuma ser peça fundamental no esquema de Marcelo Oliveira. Conhecido pela boa forma física, Zé Roberto colhe os frutos de uma carreira bem regrada. Atleta mais velho do elenco palmeirense, o veterano voltou às origens e jogou alguns jogos de lateral, posição reconhecidamente desgastante fisicamente.
Time mais velho do campeonato, o Vasco confia em seus coroas para se livrar do rebaixamento. Guiñazu, Rodrigo e Nenê estão no topo da lista dos atletas mais velhos do certame. O primeiro com 37, o segundo com 35 e o outro com 34. Os dois últimos têm participação destacada na reviravolta do time cruz-maltino no segundo turno. O zagueirão, que já fez gols importantes no campeonato, como o de falta marcado no clássico contra o Flamengo, vai para sua 26ª partida. Rodrigo é o vascaíno que mais entrou em campo este ano. Já Nenê, desde que chegou, não ficou fora de um jogo sequer do clube no campeonato. Foram 11 partidas seguidas e cinco gols marcados. 
Emerson Sheik, do Flamengo, também ostenta um físico invejável para um atleta de 37 anos. Autor de cinco gols no Brasileirão e famoso pela disposição e fôlego, o atacante entrou em campo 19 vezes neste campeonato.
tabela média (Foto: Editoria de arte)
Na lista de “intermináveis” do Campeonato Brasileiro não podia faltar Marcelinho Paraíba. O veterano de 40 anos, que tem passagem pela seleção brasileira, ainda desfila sua classe pelos gramados da Série A. Com 22 jogos, o meia é um dos jogadores que mais atuou no Joinville neste ano. Paraíba ainda faz valer a técnica de outrora e é importantíssimo em sua equipe, visto que o canhotinho marcou quatro gols no campeonato. 
Equipe com o elenco mais jovem do campeonato, o Grêmio também confia em um "trintão" para conduzir seu meio-campo. Aos 33 anos, Douglas é o responsável por armar a equipe que ocupa a terceira posição na tabela e tem o quinto melhor ataque do campeonato. Atleta mais velho da equipe, Douglas atuou em 23 dos 29 jogos do campeonato, e ajudou a equilibrar um ataque com Luan e Pedro Rocha, que têm 22 e 21 anos, respectivamente. 
EXPERIÊNCIA DE ARTILHEIRO
Outro elemento que comprova a tese de que “panela velha é que faz comida boa” é Ricardo Oliveira. Maior goleador do Brasil em 2015, o atacante está na ponta da artilharia da Série A, com 17 gols, e viu sua boa fase ser coroada com uma convocação para a seleção brasileira. Mesmo com 35 primaveras nas costas, Ricardo é, ao lado do jovem Victor Ferraz, o jogador do Santos que mais atuou no campeonato, com 26 jogos.
globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário