quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Benfica: vai dando para a Liga dos Campeões…

Resultado de imagem para flag portugalResultado de imagem para primeira liga portugal

Uma lufada de ar fresco com o empate em Astana


Benfica: vai dando para a Liga dos Campeões…
A meio daquela que tem tudo para ser a semana mais intrincada da história recente de Rui Vitória na liderança do Benfica, uma pequena lufada de ar fresco com o empate frente ao Astana. Está garantida, merecidamente, a presença na fase seguinte da Liga dos Campeões, depois de, valha a verdade, um início de tarde que chegou a roçar o catastrófico. Assim sendo, até com alguma surpresa tendo em conta o que se tem passado em território nacional, o bicampeão regressa a ambientes onde não estava desde 2011/12. E até pode bater o recorde pontual dessa campanha na fase de grupos, pois vencendo o Atlético Madrid somará 13 pontos, contra 12 de há quatro temporadas.

Ou seja: vai dando para a Champions, o que não deixa de ser surpreendente quando comparado com aquilo que a equipa tem conseguido a nível nacional. E está aí para memória futura o pedido/exigência de Luís Filipe Vieira no dia em que apresentou o sucessor do treinador que mais troféus conquistou com as cores benfiquistas: o grande objetivo é o tricampeonato. E se, em boa verdade, essa possibilidade não está descartada também se deve afirmar - sem qualquer medo das palavras e numa ideia assente no rendimento, não devendo isso ser entendido como qualquer falta de respeito pelo empenho colocado no quotidiano por todo o grupo de trabalho – que está mais complicada.

Aliás, para que não restem dúvidas relativamente ao meu posicionamento sobre determinadas matérias, tenho total respeito por Rui Vitória, como por todos os milhões de treinadores que se dedicam a esta profissão à face da Terra. Mas dentro desse respeito venha de lá o mais pintado afirmar, direta ou colateralmente, que não devo emitir opinião sobre o seu perfil. Rui Vitória é, de certeza, um grande técnico, será até «um mister fora de série» e que «nos deixa completamente à vontade», como afirmou recentemente Jardel ao jornal A Bola, mas tenho para mim que lhe faltam alguns itens para liderar o SLB. A começar pelas mensagens que transmite e que chegam ao balneário. Não ser comido de cebolada é conversa para clube da distrital. E sendo o objetivo encarnado a conquista do tricampeonato, se calhar o que jogadores e adeptos querem ouvir é que esta equipa pode render o triplo da época passada. Mas isso sabemos nós ser impossível.

Regressando ao momento presente do Benfica, depois de nova derrota frente ao Sporting, que fez regressar à ribalta um grande nome do futebol mundial, Rui Costa, e o responsável por toda a comunicação benfiquista, João Gabriel, o empate em Astana teve vários predicados. A equipa soube reagir a um começo desastroso e recuperou de uma desvantagem de dois golos; o ponto conquistado garantiu-lhe a continuidade na Champions; a atitude da equipa foi própria de quem já superou o desaire com os leões na Taça; e o jovem lançado às feras, Renato Sanches, confirmou aquilo que já se conhece dele, embora em mais uma enésima experiência se deva dizer que o treinador correu riscos desnecessários; Jiménez, finalmente, jogando como ponta de lança correspondeu em pleno marcando os dois golos, um deles – o de cabeça – excelente. Enfim, o Benfica ganhou ânimo para a deslocação, dificílima, a Braga, onde qualquer desfecho que não seja o triunfo a deixa longe, muito longe do tri.

Portanto, na globalidade a Liga dos Campeões tem sido o grande suporte benfiquista nesta época de transição - e mesmo assim o objetivo é o tri? - isso faz com que a nação benfiquista esteja um bocadinho mais tranquila, mas não sossegada em definitivo. O mais curioso é que o conjunto que já todos dávamos como certo na fase seguinte pode mesmo ficar pelo caminho. Malditos ucranianos que estragaram, bastante, a vida ao FC Porto...

Desde 1992/93, que foi quando mudou o formato da prova, os portistas passaram por 13 vezes a fase de grupos, pelo meio até conquistaram a sua segunda LC, e tudo apontava no sentido de que a 14.ª estava certa. Afinal…

Foi com surpresa que não vi os portistas somarem o tão desejado pontinho, num jogo muito mal conseguido por um grupo que nesta competição está sempre a um nível elevado. Julen Lopetegui, incompreensivelmente, deixou de fora a melhor unidade do presente portista, André André, e a equipa não contou com aquele Casillas que tem marcas fantásticas na competição. Sim, um frango acontece a qualquer um, mas neste jogo… era proibido.

PS1 – não faço a mínima ideia do que se vai passar esta noite na Liga Europa, mas acredito que o Sp. Braga vai confirmar a passagem à fase seguinte e que o Belenenses pode somar mais um triunfo. Já o Sporting, que não apresenta seguramente a melhor equipa, vamos ver se consegue continuar a alimentar o sonho da passagem, só possível com vitória.

PS2 – nunca morri de amores pelo dirigente Michel Platini e ao ver aquilo que se está a passar, em que se pede a sua irradiação do futebol por ter «metido a mão na massa», fico convencido que esse desejo vem ao encontro do que sempre me pareceu: ali havia algo que me levava a desconfiar.

Liga Europa: 


Molde, Dortmund, Nápoles e Rapid Viena já estão apurados mas muito mais pode ficar decidido esta quinta-feira. Com portugueses em quase todos os grupos


O que têm em comum Vítor Pereira (e Nani), Carlitos, Marco Paixão, Ricardo Quaresma e Leonardo Jardim (além da restante comitiva lusa do Mónaco)? Poderão responder que disputam todos a Liga Europa, o que é verdade. Mas há mais: podem todos festejar o apuramento para os 16 avos de final esta quinta-feira, com as respetivas equipas. 

Além do Sp. Braga, a única equipa portuguesa que pode fechar já as contas, também o Fenerbahce, Sion, Sparta de Praga, Besiktas (à custa do Sporting) e Mónaco, citando apenas as equipas que contam com jogadores ou treinadores portugueses, estão perto de festejar. 

Há mais gente em condições de apuramento, ou não fosse esta a penúltima jornada. 

Tranquilos estão apenas quatro emblemas. O Molde está apurado no grupo A, o Dortmund no grupo C e os 100 por cento vitoriosos Nápoles e Rapid Viena nos grupos D e E. Para eles, os dois jogos que faltam são de passeio, embora seja diferente, no sorteio da próxima fase, ter ganho o grupo ou terminado em segundo. É que vêm aí os tubarões da Champions… 

Entrando especificamente nas contas dos três representantes portugueses a nível coletivo, comecemos, então, pela equipa de Paulo Fonseca. O primeiro match-point, em Marselha, falhou, mas a receção ao Slovan Liberec tem tudo para soltar a festa no Minho. Basta o empate. 

O Sporting, por outro lado, está obrigado a ganhar em Moscovo para continuar a depender de si. Em caso de derrota, se o Besiktas vencer o Skenderbeu, a equipa de Jorge Jesus diz adeus às competições europeias. Na mesma cidade que ditou a despedida da Champions, Em qualquer outro cenário ficaria tudo adiado para a última jornada, em que os leões recebem a equipa de Ricardo Quaresma. 

Por fim, as contas mais difíceis são as do Belenenses. Por um lado é fácil de entender que só a vitória interessa na receção ao Lech Poznan. Por outro, também não é difícil perceber que mesmo esse triunfo nada garante porque há uma dificílima visita a Florença na última jornada. O dado a reter, contudo, é que vencer, além do natural e importante encaixe financeiro, permite continuar a sonhar. 

GRUPO A: Vítor Pereira pode selar apuramento 



Molde-Fenerbahce, 20h05 
Celtic-Ajax, 20h05 
Classificação: Molde, 10 pontos; Fenerbahce, 5; Ajax, 3; Celtic, 2 

Cenário: Com o Molde já apurado, o Fenerbahce pode juntar-se também já esta quinta-feira, se vencer na Noruega e o Celtic-Ajax terminar empatado. Se houver um vencedor no jogo de Glasgow, seja ele qual for, tudo ficará adiado para a última jornada, mesmo que os turcos vençam. De qualquer forma, a vantagem continua do lado da equipa de Vítor Pereira. 

GRUPO B: Carlitos e Klopp querem fechar as contas 



Rubin Kazan-Sion, 16h 
Liverpool-Bordéus, 20h05 
Classificação: Sion, 8 pontos; Liverpool, 6; Bordéus, 3, Rubin Kazan, 2 

Cenário: Sion e Liverpool podem fechar as contas deste grupo desde já, caso vençam os seus jogos. Com empates nos dois duelos desta quinta, os suíços também seguem em frente, ao passo que o Liverpool ficaria ainda depende da última ronda, sabendo, contudo, que só em caso de derrota, conjugada com vitória do Bordéus e um cenário muito adverso na diferença de golos (nesta altura a equipa de Jurgen Klopp está em vantagem) ficaria pelo caminho.  

GRUPO C: quem se junta ao Dortmund? 



FK Krasnodar-Borussia Dortmund, 16h 
PAOK-FK Qabala, 20h05 
Classificação:  Borussia Dortmund, 10 pontos; FK Krasnodar, 7; PAOK, 3; FK Qabala, 1 

Cenário: Dortmund está apurado e os russos do Krasnodar, que recebem os alemães, também garantem o passaporte em caso de vitória. O PAOK, de Ricardo Costa e Miguel Vítor, está obrigado a ganhar para alimentar esperanças de apuramento (precisa também que os russos não vençam), que ainda existem, mas ténues para o Qabala. Tem de ganhar e esperar que o Krasnodar perca. Depois teria de vencer os russos em casa na última jornada por dois golos de diferença. 

GRUPO D: duelo Midtjylland-Brugge 



Legia Varsóvia-Midtjylland, 20h05 
Club Brugge-Nápoles, 20h05 
Classificação: Nápoles, 12 pontos; Midtjylland, 6; Club Brugge, 4; Legia Varsóvia, 1 

Cenário: Cem por cento vitorioso, o Nápoles já está apurado. A luta parece resumida a Midtjylland e Club Brugge, mas o Legia Varsóvia tem ainda uma ténue esperança, que pode ficar em cinzas já esta quinta-feira. Os dinamarqueses têm vantagem de dois pontos para os belgas. Se ganharem na Polónia e o Nápoles ajudar na visita a Brugge selam o apuramento. 

GRUPO E: Rapid já está, Villarreal está quase 


Dínamo Minsk-Viktoria Plzen, 16h 
Villarreal-Rapid Viena, 20h05 
Classificação: Rapid Viena, 12 pontos; Villarreal, 9; Plzen, 3; Dínamo Minsk, 0 

Cenário: Contas simples neste grupo: o Rapid Viena já está apurado, depois de ter ganho todos os jogos até ao momento, enquanto o Villarreal precisa somar um ponto nos dois jogos que faltam. Recebe, precisamente, os austríacos. O Plzen tem de ganhar na Bielorrússia e esperar por uma ajuda do Rapid. 

GRUPO F: é desta Sp. Braga? 



Marselha-Groningen, 20h05 
Sp. Braga-Slovan Liberec, 20h05 
Classificação: Sp. Braga, 9 pontos; Slovan Liberec, 7; Marselha, 6; Groningen, 1 

Cenário: O Groningen já não tem hipóteses de seguir para a próxima fase, enquanto o Sp. Braga está a um empate de carimbar o apuramento. Depois de falhar em Marselha, a receção ao Liberec pode ser decisiva. Basta um ponto. Uma vitória, contudo, ajuda também os franceses que recebem o Groningen e terão uma autêntica final na Rep. Checa na última jornada. 

GRUPO G: Bruno Gama tem final em Roma 



Rosenborg-Saint Etienne, 18h 
Lazio-Dnipro, 18h 
Classificação: Lazio, 10 pontos; Saint-Etienne, 7; Dnipro, 4; Rosenborg, 1 

Cenário: O finalista vencido da edição anterior está em apuros. O Dnipro, de Bruno Gama, está obrigado a vencer em Roma depois de dois desaires muito comprometedores com o Saint-Etienne que o colocam a três pontos dos franceses e em desvantagem no confronto direto. À Lazio, contudo, basta o empate para seguir em frente. Se vencer apura-se e, automaticamente, apura também o Saint-Etienne. 

GRUPO H: Sporting proibido de perder 



Besiktas-Skenderbeu, 18h 
Lokomotiv-Sporting, 18h 
Classificação: Lokomotiv, 8 pontos; Besiktas, 6; Sporting, 4, Skenderbeu, 3 

Cenário: O empate chega ao Lokomotiv para selar o apuramento, o Sporting tem de ganhar para continuar a depender de si. É que mesmo que o Besiktas bata o Skenderbeu em casa, a equipa de Jorge Jesus recebe os turcos na última ronda e a diferença de dois pontos é anulável. Se o Sporting perder ou empatar e o Besiktas ganhar, os leões são eliminados. Os albaneses têm de ganhar na Turquia para ainda acalentarem esperanças de apuramento. 

GRUPO I: Belenenses no meio da confusão 



Belenenses-Lech Poznan, 18h 
Basileia-Fiorentina, 18h 
Classificação: Basileia, 9 pontos; Fiorentina, 6; Lech Poznan, 4; Belenenses, 4 

Cenário: O Belenenses está obrigado a ganhar para manter esperanças de apuramento, ao mesmo tempo que eliminará, dessa forma o Lech Poznan. O Basileia apura-se se vencer, a Fiorentina apura-se se vencer e Belenenses e Lech Poznan empatarem. Contas ainda embrulhadas, portanto. 

GRUPO J: Leonardo Jardim para fugir à calculadora 



Mónaco-Anderlecht, 18h 
Qarabag-Tottenham, 18h 
Classificação: Tottenham, 7 pontos; Mónaco, 6; Qarabag, 4; Anderlecht, 4 

Cenário: O Tottenham apura-se se ganhar no Azerbaijão e, se o fizer, também pode ajudar o Mónaco, de Leonardo Jardim e vários outros portugueses, a garantir já a qualificação e evitar as contas da última ronda, em que há um Tottenham-Mónaco. Para isso, os franceses precisam sempre ganhar em casa ao Anderlecht, resultado que deixaria os belgas praticamente eliminados.  

GRUPO K: alemães e checos podem apurar-se já 



Schalke 04-Apoel, 18h 
Sparta Praga-Asteras Tripolis, 18h 
Classificação: Schalke 04, 8 pontos; Sparta Praga, 6; Asteras Tripolis, 4; Apoel, 3 

Cenário: Mais um grupo de contas baralhadas. Simplificando: o Schalke só depende de uma vitória em casa, frente ao Apoel, para garantir, matematicamente, o apuramento. Perdendo, os cipriotas, onde jogam Mário Sérgio e Nuno Morais, estão eliminados. O Sparta, de Marco Paixão, também se apura se vencer e o Apoel não ganhar ao Schalke. Mesmo que ganhe, contudo, os checos seguirão em frente se não perderem por mais de um golo na última ronda, em Nicósia. 

GRUPO L: vantagem basca, mas hipóteses para todos 



AZ Alkmaar-Partizan, 18h 
Augsburgo-Atletico Bilbao, 18h 
Classificação: Atletico Bilbao, 9 pontos; Partizan, 6; Augsburgo, 6; AZ Alkmaar, 3 

Cenário: E para não fugir à tendência, há muitas contas por fazer no último agrupamento, embora o Atletico Bilbao possa confirmar o apuramento se vencer na Alemanha o Augsburgo. Esse resultado dava jeito, também ao AZ Alkmaar, que, mesmo sendo último, reentra nas contas se ganhar ao Partizan de Drulovic e Luís Diogo. Igualaria os sérvios (dependendo da diferença de golos poderia ou não ter vantagem) e discutiria a passagem no jogo com os bascos na última ronda, sempre com ouvidos no que acontece no Partizan-Augsburgo.

FC Porto: 

Maicon ainda 

treina com limitações


Após a derrota caseira com o Dínamo Kiev, comprometendo as aspirações do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões, o plantel azul e branco regressou ao trabalho no Olival para preparar o embate com o Tondela em Aveiro, na próxima jornada do campeonato. 

A equipa de Lopetegui concentra-se nesta altura na Liga. Maicon, embora apresente sinais claros de recuperação, ainda treina com limitações e procurará a melhor condições física até voltar a ser opção. O brasileiro cumpre nesta altura o regime de treino integrado condicionado. 

FC Porto nunca venceu em Inglaterra 

Com Raúl Gudiño ao serviço do FC Porto B, a equipa técnica dos dragões chamou ao treino o jovem Diogo Costa, guarda-redes dos Sub-19. 

Durante os primeiros 15 minutos da sessão, abertos à comunicação social, os titulares do encontro de terça-feira - à exceção de Iker Casillas - estiveram a fazer trabalho específico no ginásio. André André, que entrou ao intervalo, juntou-se a este grupo.

TP: Sp. Braga-

Sporting nos 

«oitavos»

TP: Sp. Braga-Sporting nos «oitavos»
Jogos dos oitavos de final:
V. Setúbal-Rio Ave
Desp. Aves-Nacional
Boavista-Académica
Gil Vicente-Portimonense
Feirense-FC Porto
Sp. Braga-Sporting
Estoril-Penafiel
Amarante-Arouca 


Nenhum comentário:

Postar um comentário