terça-feira, 31 de maio de 2016

Goleiros: esquecendo o erro, reservas trabalhando bem, paredões gaúchos e evitando o pior


Resultado de imagem para FLAG BRASILResultado de imagem para logo brasileirao 2016
por Humberto Luiz Peron

Na quarta rodada do Campeonato Brasileiro aconteceram19 gols - apenas na jornada inicial tivemos um número de gols marcados menor (14).

Entre os tentos que aconteceram, coube ao goleiroFernando Miguel (Vitória) cometer uma falha terrível e, praticamente, dar uma gol para o adversário em um chute longo de Patric (Atlético-MG).

Mesmo tendo um zagueiro atrapalhando a sua visão, o chute era defensável. O arqueiro foi esquisito para a bola, ele nem saltou para o lado esquerdo e nem realizou o movimento de "entrada na bola rasteira", aquele que o goleiro basicamente ajoelha e joga o corpo para frente para encaixar a bola. Por isso, ele foi de uma maneira errada para fazer a defesa e a bola entrou depois de bater em seus braços.



Mesmo com essa falha, o bom goleiro que já teve boas atuações, principalmente no jogo do Corinthians, manteve a tranquilidade e ainda se recuperou fazendo duas defesas em sequência, quando o time mineiro vencia por 1 a 0. Fernando Miguel salvou um tiro de Patric, ficando em pé, quando o atleticano tentou um toque por cobertura e no lance seguinte usou a ele perna para desviar o chute rasteiro e à queima-roupa de Pablo.

Essas duas intervenções, e boas defesas outras que o goleiro do Vitória fez na partida, mostram que ele não se abalou por ter falhado no gol que sofreu. E é assim que todo arqueiro precisa se comportar, se durante a partida ele fica lembrando do erro, as chances de uma nova falha aumentam exponencialmente.



Walter
 já é titular do gol do Corinthians há três jogos e Muralha substituiu Paulo Victor no jogo contra a Ponte Preta e os dois foram bem em suas missões. O corintiano mostrou que a escolha da comissão técnica do time em afastar Cássio não foi nenhum exagero. O antigo reserva do Corinthians, principalmente nas partidas contra a Ponte Preta e o Sport foi muito bem quando foi acionado. Na partida da Ilha do Retiro, ele realizou intervenções complicadas quando a partida estava empatada em 0 a 0.



Já Muralha mostrou tranquilidade e foi muito bem substituindo o criticado Paulo Victor. Na partida contra a Ponte Preta, o reserva foi muito bem, faz boas defesas e transmitiu segurança para os companheiros - e também para os torcedores que questionavam as atuações de Paulo Victor.



Com 10 pontos no torneio, Grêmio e Internacional têm em seus goleiros figuras importantes. No Tricolor,Marcelo Grohe ainda não foi vazado na competição e teve a ajuda da sorte - que sempre colabora com todos os grandes goleiros - em um lance no jogo contra o Flamengo, na segunda rodada, quando quase tomou um frango. No Internacional, Danilo Fernandes também está muito bem. Graças as suas atuações, o Colorado conseguiu vitórias importantes, contra o São Paulo e o Santos, jogando como visitante.



Para terminar não poderia de citar Gatito Fernández (Figueirense), no jogo contra o Atlético-PR, eFernando Prass (Palmeiras), no clássico contra o São Paulo. Os dois tiveram grandes atuações. Com suas defesas, eles conseguiram deixar a diferença de apenas um gol no placar e deram a esperança para os torcedores do Figueirense e do Palmeiras que o empate poderia acontecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário