quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Samuel Xavier destaca importância da marcação contra Atlético-PR e pede atenção a Walter

Resultado de imagem para LOGO BRASILEIRÃO SÉRIE AResultado de imagem para LOGO BRASILEIRÃO SÉRIE A

Lateral leonino ressaltou volta do atacante Élber: "ajuda na marcação"


O retorno do meia-atacante Élber ao time do Sport foi comemorado pelo técnico Eduardo Baptista, que ganha uma opção de velocidade ofensiva. Mas há também quem destaque o retorno do atleta pelo lado defensivo. Foi o caso do lateral direito Samuel Xavier. Para o jogador, a volta do companheiro ajuda no sistema de marcação rubro-negra.

"É característica do Élber jogar pelas beiradas e é importante a volta dele pois ajuda na marcação. Ele incomoda bastante o lateral esquerdo (adversário) o que vai ajudar a gente bastante nesse jogo. Espero que ele possa ter sequência", afirmou o lateral rubro-negro, após o treino desta quarta-feira, no qual o técnico Eduardo Baptista fez o primeiro esboço do time para encarar o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Com Élber de titular, após não enfrentar o Cruzeiro por questões contratuais (tem seus direitos econômicos presos à Raposa).

No entanto, mesmo com a volta de Élber, Samuel Xavier fez questão de frisar que será preciso atenção redobrada no sistema defensivo para que o Sport consiga a sua primeira vitória fora de casa neste Brasileiro. Principalmente com relação ao atacante pernambucano Walter, um dos destaques do Furacão.

"É um jogador de muita qulidade e tem mostrado isso. Contra o Palmeiras ele entrou e com o posicionamento conseguiu ficar sozinho (para fazer o gol da vitória do Atlético-PR). Fruto da inteligência dele. Deu dois passos para trás e recebeu a bola só. Temos que ter atenção com jogadores assim. Além disso ele incomoda bastante, tem bom domínio de bola e sabe bem fazer a parede (na função de pivô do time)", elogiou Samuel Xavier.

superesportes

SPORT

Contra o Atlético-PR e o Corinthians, Sport enfrentará seus pontos negativos na Série A

Campanha aponta desempenhos fracos como visitante e contra times do G8


A campanha do Sport no Brasileiro é digna de elogios. Único clube do Nordeste na Série A, a equipe é a que mais figurou no G4 (14 vezes) e a que menos perdeu (apenas uma). Porém, existem ainda pontos a serem melhorados. Apesar de estar na 4ª posição, o Leão é, ao lado de Santos e Coritiba (que brigam contra o rebaixamento), o único time que ainda não venceu fora de casa, tendo apenas 28,6% de aproveitamento como visitante. Um dos percentuais mais baixos da competição. Além disso, entre os oito times mais bem colocados, e que de fato brigam no momento pelo G4, o Sport é que possui o segundo pior desempenho nos confrontos diretos. Por coincidência, os dois próximos compromissos poderão servir para melhorar esses números ou comprová-los. No domingo, o Sport encara o Atlético-PR, 5º colocado, na Arena da Baixada. No dia 12, o duelo será contra o vice-líder Corinthians, em São Paulo.

No entanto, para interpretar esses dados de uma forma mais abrangente é preciso dizer que três dos cinco confrontos diretos contra equipes do "G8" foram realizados, justamente, fora de casa. Número que subirá com as partidas contra o Furacão e o alvinegro paulista. Até agora, como visitante, o rubro-negro conseguiu empates contra Grêmio e Fluminense e acabou derrotado pelo Atlético-MG. Já na Arena PE, empatou com o Palmeiras e venceu o São Paulo. Sendo assim, no returno, o Sport fará cinco duelos contra equipes que estão atualmente na ponta da tabela dentro dos seus domínios, saindo apenas duas vezes. E em casa, sempre é bom lembrar, o Sport tem a melhor campanha da Série A, com 23 pontos somados em 27 disputados, um aproveitamento de 85,2%.

Mesmo assim, a curto prazo, os próprios jogadores sabem da importância que é conseguir a primeira vitória fora de casa. Principalmente se ela vier em um confronto direto na briga por uma vaga na Libertadores. Em caso de duas vitorias nos confrontos contra Atlético-PR e Corinthians, o Sport passará a somar 44.4% de aproveitamento como visitante e 57,1% diante dos oito melhores colocados do campeonato. Já em caso de duas derrotas, esses percentuais despencam para 22,2% e 28,6%, respectivamente. Além de um inevitável queda na classificação.

"Time que quer brigar lá em cima sempre tem que vencer dentro e fora de casa. Estamos com retrospecto bom como visitante, com uma derrota só, mas infelizmente a primeira vitória ainda não saiu. Quem sabe em um desses dois jogos. Espero que já na partida de domingo", pontuou o meia-atacante Élber, que tem retorno garantido contra o Atlético-PR.
 Aproveitamento fora de casa entre os times do G8

Sport 
6 pontos (28,6%)

São Paulo 
7 pontos (29,2%)

Grêmio
7 pontos (29,2%)

Atlético-PR
9 pontos (37,5%)
Fluminense
10 pontos (47,6%)

Palmeiras
11 pontos (52,4%)

Corinthians
12 pontos (50%)
Atlético-MG
13 pontos (62%)

Aproveitamento no duelo entre os times do G8

São Paulo - 6 jogos
4 pontos (22,2%)

Sport - 5 jogos
6 pontos (40%)

Fluminense - 7 jogos
9 pontos (42,8%)

Corinthians - 5 jogos
7 pontos (46,6%)

Atlético-PR - 6 jogos
9 pontos (50%)

Palmeiras - 7 jogos
11 pontos (52,4%)

Grêmio - 6 jogos
10 pontos - 55,5%

Atlético-MG - 6 jogos
10 pontos - 55,5%

superesportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário