Estudo mostra que, desde contratação de Neymar em 2013, time catalão aumenta citações como clube mais querido por torcedores do país de 24,9% e chega a 40,9%
A crescente popularidade dos clubes estrangeiros em território nacional e o aumento significativo da preferência dos torcedores pelo Barcelona desde que Neymar foi contratado foram comprovadas em pesquisa feita pela "Stochos Sports & Entertainment", empresa brasileira com mais de 15 anos no segmento de avaliação do mercado. Entre 8.167 entrevistados, de 16 a 60 anos, a porcentagem dos que declararam não ter preferência por times do exterior diminuiu de 45,9% para 36,1% em relação a estudo divulgado em 2013, enquanto os que admitiram gostar mais do time catalão quase dobraram: de 24,9% para 40,9%.
- Há uma tendência de os torcedores se identificarem com uma equipe quando há um atleta brasileiro de destaque. O Barcelona é o principal caso de crescimento, mas o Paris Saint-Germain, que conta com cinco brasileiros em seu elenco, também evoluiu no ranking - afirmou o sócio-diretor da Stochos, César Gualdani.
De fato, em sexto lugar na lista, o PSG aparece como um dos poucos clubes estrangeiros que cresceu na pesquisa desde 2013, mas ainda é dentro da margem de erro, de 1,1%. Quem perdeu terreno para o crescimento do Barcelona foi o seu rival, o Real Madrid. Manteve a segunda colocação do ranking, mas diminuiu a penetração na torcida brasileira de 11,8% para 9,4%. Outro que também teve queda na sua popularidade foi o considerado mais popular do mundo, o Manchester United. De 2,5%, porcentagem que o garantiu a quinta colocação há dois anos e o colocaria em terceiro agora, caiu a 0,3%.
Chelsea, Bayern de Munique e Milan completam o Top 5, nessa ordem. Até a décima colocação, estão Manchester City, Juventus, Boca Juniors e Internazionale.
globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário