Por Thiago Wagner – Repórter do Blog
Não tenho dúvidas em afirmar que o Brasil perdeu feio a Copa do Mundo que sediou no ano passado. E não estou falando do 7×1 sofrido diante da Alemanha, no Mineirão. Dentro de campo, a competição foi um sucesso graças a jogadores e torcedores, que quase sempre garantem o espetáculo. A derrota a que me refiro é fora de campo. A provocada pela enorme conta que estamos tendo que pagar por termos promovido um Mundial sem responsabilidade. Pior de tudo é saber que Pernambuco não foge a essa regra com um estádio que não temos ideia clara de quanto custou e que a cada ano traz mais custos milionários para o Estado, e consequentemente para o cidadão. Definitivamente nós perdemos feio a Copa.
Para argumentar o meu raciocínio poderia citar aqui as famílias que perderam suas casas para obras de mobilidade não realizadas para a competição. Por falar em acesso, o da Arena continua sendo um problema pela falta de estrutura mínima para chegar ao estádio. O tal legado está longe de aparecer. No entanto, ao invés de bater nesses pontos, vou citar a coluna do companheiro de redação Fernando Castilho, do caderno de Economia do Jornal do Commercio. No texto, que pode ser acessado no blog JC Negócios, Castilho cita o repasse de R$ 54 milhões para a Arena neste fim de 2015. No ano, o acumulado já está em R$ 147,8 milhões. Um custo difícil da população engolir em tempos de crise e de cortes nos gastos públicos.
O exemplo do nosso Estado infelizmente não é único. Outras sedes da Copa também passam por problemas de um Mundial mal planejado. Brasília e Manaus, por exemplo, ainda não sabem o que fazer com o elefante branco que se tornaram sua arenas. E mesmo onde o futebol é forte, como em Pernambuco, a conta não fecha. É o caso de Rio e São Paulo, onde Itaquerão e Maracanã tiveram custos elevados para a média.
De legado mesmo, acredito que só o alerta para a população no futuro. Quem sabe daqui a 50 ou 60 anos, quando quiserem sediar novamente uma Copa ou Olimpíada no Brasil sejamos mais responsáveis. Espero que sim porque a conta do erro é muito alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário