sexta-feira, 3 de junho de 2016

Copa América Centenário dá indícios de grandes mudanças na competição



Resultado de imagem para copa américa 2016 tabela Resultado de imagem para copa américa 2016 tabela
lancenet

Torneio começa nesta sexta-feira, nos Estados Unidos. Além da sede, países participantes podem apontar para uma união entre a Conmebol e a Concacaf, que organiza a Copa Ouro

A Copa América Centenário pode representar muito mais que a celebração pelos 100 anos da competição. O torneio, que começa nesta sexta-feira, nos Estados Unidos, será realizado em um acordo entre a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), o que dá indícios de uma possível unificação entre a Copa América e a Copa Ouro em breve.

Desde 1993, para que a tabela possa ficar completa com doze seleções dividias em três grupos, duas equipes de outras Confederações são convidadas ao torneio. Na maioria das vezes, são times da Concacaf. O mais presente é o México, que esteve em todas as edições desde 1993 e disputou duas finais (1993 e 2001).

Vale lembrar que clubes mexicanos também são convidados para participar da Libertadores da América, torneio entre clubes da Conmebol. Porém, os mexicanos conseguem a vaga no Mundial Interclubes pela Liga dos Campeões da Concacaf.
A Copa Ouro começou em 1991 e, de lá para cá, teve 13 edições. De todos os torneio disputados, o Estados Unidos foi o país-sede exclusivamente em dez. Em 1993 e 2003, a sede foi dividia entre EUA e México e, ano passado, entre Estados Unidos e Canadá.

O maior vencedor da Copa Ouro é o México, com sete títulos. Em seguida, vem o EUA, com cinco e, logo depois, o Canadá, com somente um troféu.

A Copa América começou em 1916 - então chamado de Campeonato Sul-Americano de futebol - com a participação de Uruguai, Argentina, Chile e Brasil. Ao longo dos anos, houve mudanças no formato e, em 1975, quando passou a se chamar Copa América, foi a primeira edição em que tiveram todos os participantes da Conmebol na competição.
O maior vencedor da Copa Ouro da Concacaf é o Estados Unidos, com sete títulos. O México vem logo depois, com cinco conquistas. O Canadá tem somente uma
Já o primeiro Campeonato da Concacaf, aconteceu em 1963, ao substituir campeonatos que que tinham apenas seleções da América Central e Caribe e que tinham sómente os times da América do Norte.

O Campeonato CCCF, com equipes da América Central e Caribe, teve dez edições entre 1941 e 1961. O maior vencedor foi a Costa Rica, com sete títulos (1941, 1946, 1948, 1953, 1955, 1960 e 1961). Logo atrás, vem El Salvador, Panamá e Haiti, todos com apenas uma conquista. Já o campeonato da NAFC (Confederação Norte-Americana de Futebol), teve duas edições: em 1947 e em 1949, ambas vencidas pelo México.

Em 1961, após uma fusão, nasceu a Concacaf, que passaria a responder pelo futebol da América do Norte, América Central e Caribe.

A NAFC, porém, retomou as atividades em 1990 - subordinada à Concacaf - e ainda organizou duas competições, em 1990 e 1991, antes da criação da Copa Ouro. No primeiro ano, o Canadá sagrou-se campeão, já no ano seguinte, o México levou o caneco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário