quinta-feira, 25 de junho de 2015

Argentina e Colômbia fazem esperado duelo valendo vaga nas quartas da Copa América



Resultado de imagem para COPA AMERICA 2015Resultado de imagem para COPA AMERICA 2015

Viña del Mar, Chile, 26 Jun 2015 (AFP) - A Argentina de Lionel Messi e a Colômbia de James Rodríguez jogam nesta sexta-feira um esperado duelo de quartas de final da Copa América do Chile-2015, numa partida que verá um dos favoritos ao título dar adeus à competição prematuramente.

O jogo será disputado no estádio Sausalito, em Viña del Mar, no centro do Chile, às 20h30 (horário de Brasília), e será apitado pelo mexicano Roberto García Orozco.

Para a equipe do técnico Gerardo Martino e a estrela Messi, a missão é difícil e uma eliminação precoce da vice-campeã mundial provocará uma crise interna.

A Argentina chegou a esta Copa América com a missão de acabar com a seca de 22 anos sem conquistar um título de prestígio, desde a Copa América do Equador-1993.

Messi e companhia terminaram na primeira colocação do Grupo B com sete pontos, com duas magras vitórias (1-0 contra Uruguai e Jamaica) e um empate (2-2 com o Paraguai), mas ainda não convenceram.

Do outro lado, a Colômbia do técnico argentino José Pekerman também não apresentou o futebol esperado de uma equipe repleta de grandes jogadores, como James Rodríguez, Radamel Falcao, Teo Gutiérrez e Juan Cuadrado, mas a pressão é menor que na 'Alviceleste'.

Os 'Cafeteros' estrearam na competição com uma surpreendente derrota por 1 a 0 diante da Venezuela, mas se recuperaram com uma grande vitória sobre o Brasil pelo mesmo placar, antes de fechar a participação no Grupo C com um insosso empate sem gols com o Peru, resultado que acabou valendo a vaga nas quartas de final como um dos melhores terceiros colocados.



- Fantasmas do 5-0 -

Como acontece a cada vez que se enfrentam desde 1993, todos irão mencionar o famoso '5 a 0', que aconteceu em 5 de setembro daquele ano em Buenos Aires.

Nesse dia, a Colômbia foi responsável por uma das maiores humilhações da história da seleção argentina, goleada em casa nas eliminatórias para a Copa do Mundo dos Estados Unidos-1994.

A Argentina nunca se vingou daquela goleada, mas, desde então, ganhou 9 de 17 confrontos contra os colombianos, perdendo apenas três.

Para apimentar o duelo, muitos jogadores da atual seleção colombiana têm história no futebol argentino, como James Rodríguez, Falcao e Teo Gutiérrez, sem contar o técnico Perkerman, consagrado treinador da seleção argentina sub-20 e da equipe 'Alviceleste' que disputou a Copa do Mundo da Alemanha-2006.



- Baixas na Colômbia -

Será que os comandados de Gerardo Martino partirão para o ataque desde o início, ou irão modificar a estratégia? O treinador promoveu durante toda a semana treinos de marcação sob pressão, com e sem a bola, já pensando nos 'cafeteros'.

"Agora, começa outra Copa e não podemos cometer erros. O que aconteceu contra o Paraguai ou no fim do jogo contra a Jamaica não pode voltar a acontecer. No próximo jogo, se fizer isso de novo, você volta para casa", alertou Messi.

"Acho que a Colômbia vai tentar cortar nosso sistema, não nos deixar jogar. Nós vamos tentar sermos nós mesmos, pregando a ideia que temos e controlando o jogo", analisou nesta sexta-feira o volante Javier Mascherano.

A princípio, a Argentina entrará em campo com duas mudanças em relação à equipe que venceu os 'Reggae Boys' no sábado passado, o zagueiro Nicolás Otamendi voltará ao time titular no lugar de Martín Demichelis e o atacante Gonzalo Higuaín dará lugar ao artilheiro Sergio Agüero.

Pekerman terá mais problemas para escalar sua equipe, já que não conta com seus dois volantes de marcação, Carlos Sánchez, suspenso por acúmulo de cartões, e Edwin Valencia, lesionado.

"É verdade que chegamos com problemas inesperados que nos fazem pensar, ainda mais antes de uma partida decisiva contra um adversário de tanta capacidade", reconheceu o treinador.

Álex Mejía, que substituiu Valencia na partida contra o Peru, deve permanecer entre os onze tituares.

Encontrar um substituto para Sánchez é mais complicado. Pekerman poderia modificar o esquema e recuar Cuadrado para que Edwin Cardona ajude James, ou adiantar um zagueiro, como Pedro Franco e Carlos Valdés.

"Eles jogam bem, a Colômbia também tenta atacar. Acredito que vai ser uma bela partida para todo mundo", previu James, evitante falar num duelo particular entre Messi e ele.

Prováveis escalações:

Argentina: Sergio Romero - Pablo Zabaleta, Ezequiel Garay, Nicolás Otamendi e Marcos Rojo - Lucas Biglia, Javier Mascherano, Javier Pastore - Lionel Messi, Sergio Agüero e Ángel Di María. T: Gerardo Martino.

Colômbia: David Ospina - Santiago Arias, Cristian Zapata, Jeison Murillo, Pablo Armero - Edwin Cardona, Álex Mejía - Juan Guillermo Cuadrado, James Rodríguez - Teófilo Gutiérrez e Radamel Falcao García. T: José Pekerman.

Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário