quarta-feira, 30 de setembro de 2015

De Gonçalo a Ronaldo, outra noite de prodígios escrita em português

Resultado de imagem para champions leagueResultado de imagem para champions league

Com a vitória do Benfica a confirmar a do FC Porto diante do Chelsea, eis o melhor arranque luso de sempre na Champions


Esta foi a noite em que o Benfica conseguiu a primeira vitória em solo espanhol para a Liga dos Campeões – e a segunda em todo o seu historial europeu, depois desta, em 1982. E em que o At. Madrid voltou a perder em casa, para a Liga dos Campeões, 12 jogos depois deste desaire, diante do FC Porto, em 2009. 

Esta foi, ainda, a noite em que Gonçalo Guedes superou Fernando Chalana e se tornou o segundo mais jovem de sempre a marcar na Europa com a camisola encarnada, apenas superado pelo histórico António Simões, em 1962. 

Foi a noite em que o Benfica quebrou o enguiço, não só marcando os primeiros golos da época fora de casa mas transformando esses golos na primeira vitória longe da Luz. E, note-se, jogando com quatro portugueses – Nélson Semedo, Eliseu, André Almeida e Gonçalo Guedes - de início. Algo que, na Champions, não acontecia aos encarnados desde dezembro de 2010, quando Jorge Jesus fez alinhar César Peixoto, Fábio Coentrão, Carlos Martins e Rúben Amorim na derrota caseira com o Schalke (1-2). 



Foi, ainda, a noite em que Nico Gaitán reforçou o seu estatuto na Europa com mais um golo e uma assistência, mostrando a sua dimensão num palco grande. E em que Júlio César fez um daqueles milagres que no passado ajudaram a construir a lenda dos guarda-redes voadores 
Mas se esta foi, para os adeptos do Benfica, uma autêntica noite de prodígios, seria injusto considerar que eles aconteceram apenas no Vicente Calderón. Porque esta foi também a noite em que Cristiano Ronaldo, esse prodígio ambulante, dobrou a marca de 500 golos em jogos oficiais – tem agora 501 – e, de passagem, igualou o registo de Raúl com a camisola do Real Madrid, passando a ter 323 golos em 308 jogos. Pequena precisão: Raúl atingiu essa marca em 741 jogos oficiais... 
Entre o desfile de prodígios desta quarta-feira, sublinhe-se ainda a assistência de Juan Mata para o golo da vitória do Manchester United na reviravolta diante do Wolfsburgo – o regresso dos red devils aos triunfos na Champions, ano e meio depois. E, por falar em reviravoltas, destaque também para a que foi conseguida pelo Manchester City em casa do Moenchengladbach, com preciosa ajuda de Joe Hart, que voltou a defender um penálti num momento decisivo – o internacional inglês, verdadeiro especialista, deteve cinco dos últimos nove que teve pela frente. 

A dupla vitória das equipas de Manchester ajuda a atenuar a péssima entrada em cena das equipas inglesas nesta Liga dos Campeões: até hoje, o saldo era de cinco derrotas em seis jogos. Agora, com três vitórias em oito, sempre dá para disfarçar um pouco melhor. Passando ao lado de outros prodígios secundários da noite, como os três autogolos no Astana-Galatasaray, o fecho desta segunda jornada permite mais uma série de notas interessantes: 

- Com dez pontos em doze possíveis, Benfica e FC Porto assinam o melhor início de prova de sempre para duas equipas portuguesas na mesma fase de grupos da Champions. 

- Das 32 equipas em prova, apenas nove permanecem invictas – com Benfica e FC Porto entre elas. Benfica, Real Madrid, PSG, Juventus, Bayern e Zenit são as únicas só com vitórias. Maccabi Telavive, Arsenal, Borussia Moenchengladbach, Malmo e Shakhtar ainda não pontuaram. 

- Após a segunda jornada, Real PSG e Bayern são as únicas equipas sem golos sofridos. Os bávaros têm também o melhor ataque – oito golos. Malmö, Shakhtar e Maccabi Telavive são as únicas equipas sem golos marcados. E o Shakhtar tem o pior registo defensivo, com sete golos sofridos. 

- Com seis golos em dois jogos, Lewandowski, do Bayern, lidera a tabela dos marcadores, seguido por Cristiano Ronaldo, que «só» tem cinco. 

Resultados da 2ª jornada: 

Esta quarta-feira: 

Grupo A 
Malmoe-Real Madrid, 0-2
(Cristiano Ronaldo, 29 e 90)
 

Shakhtar Donetsk-PSG, 0-3
(Aurier, 7; David Luiz, 23; Srna, 90 pb)
 

Grupo B 
CSKA Moscovo-PSV, 3-2
(Musa, 7; Doumbia, 21 e 36 gp) (Lestienne, 60 e 68)
 

Manchester United-Wolfsburgo, 2-1
(Mata, 34 gp; Smalling, 53) (Caligiuri, 7)
 

Grupo C 
Astana-Galatasaray, 2-2
(Balta, 77 pb; Carole, 89 pb) (Kisa, 31; Eric, 86 pb) 
 

Atletico Madrid-Benfica, 1-2
(Correa, 23) (Gaitán, 37; Gonçalio Guedes, 51)
 

Grupo D 
Borussia Moenchengladbach-Manchester City, 1-2
(Stindl, 54) (Otamendi, 65; Agüero, 90 gp)
 

Juventus-Sevilha, 2-0
(Morata, 81; Zaza, 90)

Terça-feira:
 

Grupo E  

BATE Borisov-Roma, 3-2
(Stasevich, 8; Mladenovic, 12 e 31) (Gervinho, 66; Torosidis, 82)
 
Barcelona- Bayer Leverkusen, 2-1 
(Sergi Roberto, 80; Luis Suárez, 82) (Papadoupoulos, 22) 

Grupo F 

Arsenal-Olympiakos, 2-3
(Walcott, 35; Alexis Sánchez, 65) (Pardo, 33; Fortounis, 40; Finnbogason, 66)
 
Bayern-D. Zagreb, 5-0
(Douglas Costa, 13; Lewandowski, 21, 28 e 55; Goetze, 25)
 

Grupo G 

FC Porto-Chelsea, 2-1 
(André André, 39; Maicon, 52) (Willian, 45)
Maccabi-Dínamo Kiev, 0-2
(Yarmolenko, 4; Júnior Moraes, 50)
 

Grupo H 

Lyon-Valencia, 0-1
(Feghouli, 42)
 
Zenit-Gent, 2-1 
(Dzyuba, 35; Shatov, 67) (Matton, 56)

Nenhum comentário:

Postar um comentário