sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Eusébio… Pantera de Moçambique

Resultado de imagem para flag portugal
imagem14
Eusébio da Silva Ferreira, o maior símbolo do futebol português, nasceu em 25 de janeiro de 1942, na então localidade de Lourenço Marques, hoje Maputo, em Moçambique.
Filho de Laurindo António da Silva Ferreira, um ferroviário natural de Angola e de Dona Elisa, uma negra moçambicana, foi o quarto filho do casal.
Criado em um lar muito pobre, o pequeno Eusébio costumava faltar ao grupo escolar para jogar futebol descalço com seus amigos em um dos inúmeros campinhos existentes naquela localidade.
Crédito: footballarchive.tumblr.com.
Crédito: footballarchive.tumblr.com.
Imagem9
Assim como o craque Coluna, Eusébio despontou para o mundo da bola defendendo o conhecido time de Lourenço Marques, antes de desembarcar no aeroporto de Lisboa durante o inverno de 1960 para jogar pelo Benfica.
Coluna, que já havia chegado ao Benfica em 1954, recebeu um pedido particular da mãe de Eusébio para que olhasse pelo futuro do filho.
Desde muito jovem, Eusébio ficou conhecido por sua grande habilidade técnica e facilidade na conclusão das jogadas.
Crédito: revista Benfica Ilustrado número 79 - Abril de 1964.
Crédito: revista Benfica Ilustrado número 79 – Abril de 1964.
Imagem5
Além dos arremates certeiros, Eusébio era um especialista em jogadas aéreas e sabia proteger o couro como poucos, tirando proveito de sua ótima composição física.
Uma de suas façanhas registra 32 tentos em 17 jogos consecutivos, tendo ainda conseguido marcar 6 gols no mesmo jogo em três ocasiões.
Vencedor da Bola de Ouro em 1965, obtendo o segundo posto na mesma atribuição em 1962 e 1966. Mais tarde, em 1973, reconquistou o prêmio configurando-se como um dos melhores jogadores do mundo.
Crédito: revista Rei Eusébio.
Crédito: revista Rei Eusébio.
Crédito: revista Rei Eusébio.
Crédito: revista Rei Eusébio.
Foi sete vezes o maior goleador do campeonato português e por onze vezes sagrou-se campeão nacional.
Venceu a Taça de Portugal por cinco vezes e foi campeão europeu em 1961/62, além do vice-campeonato da Taça dos Campeões em 1962/63 e depois em 1967/68.
Jogando pelo S.L Benfica, foram quase quinze temporadas de muitos triunfos e números consideráveis.
Ao todo, foram 715 jogos disputados marcando um total de 727 gols. Além desses números no Benfica, contamos ainda com os gols obtidos no futebol estrangeiro (EUA, México e Canadá), o que contabiliza um total incrível de 757 gols entre os anos de 1961 e 1978.
Imagem16
Imagem2
Jogou no S.L Benfica até 1975, atuando depois em clubes da América do Norte e no Beira-Mar, acabando praticamente sua carreira no União de Tomar, tentando ainda mais uma experiência no futebol dos Estados Unidos em 1978.
A serviço do selecionado nacional, Eusébio fez sua estréia em 1961 e mais tarde foi figura marcante durante o mundial de 1966 na Inglaterra, quando o time Luso chegou ao terceiro posto.
A “Pantera de Moçambique” foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1966 com 9 gols, 6 deles marcados em Goodison Park.
Eusébio na seleção portuguesa.
Eusébio na seleção portuguesa.
Crédito: footballarchive.tumblr.com.
Crédito: footballarchive.tumblr.com.
Sua mais fantástica atuação aconteceu na partida contra Coréia do Norte, válida pelas quartas de final do mundial, quando anotou 4 tentos na vitória de Portugal por 5×3, depois de um susto inicial, quando os coreanos abriram um surpreendente 3×0.
Eusébio conquistou ainda o segundo lugar na Minicopa, ou Taça Independência, realizada no Brasil em 1972, como parte das comemorações pelos 150 anos da Independência da nação irmã.
No jogo que decidiu o vencedor do torneio realizado no estádio do Maracanã, Portugal foi derrotado pelo Brasil por 1×0, gol de cabeça anotado por Jairzinho, após excelente campanha realizada pela equipe européia.
Eusébio na incrível partida contra os coreanos em 1966.
Eusébio na incrível partida contra os coreanos em 1966.
Imagem5
Apesar das muitas conquistas, vitórias e glórias alcançadas, Eusébio também passou por momentos delicados e até dramáticos em razão de várias lesões e intervenções cirúrgicas nos joelhos.
Para os livros de história do futebol mundial e do futebol português, em particular, fica a lenda e o mito chamado Eusébio, o melhor jogador português de todos os tempos e um dos melhores do Mundo, considerado por Salazar como um verdadeiro “Patrimônio do Estado”. 
Eusébio faleceu em Lisboa, no dia 5 de janeiro de 2014.
Imagem3
Imagem4
Créditos de imagens e informações para a criação do texto: revista Placar, revista Benfica Ilustrado, revista Rei Eusébio, Álbum de figurinhas Panini, site ebay, cards.littleoak.com.aucampeoesdofutebol.com.br,globoesporte.globo.comfootballarchive.tumblr.commaimagazine.net,footballboots.co.ukcoleccionadordesportivo.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário