domingo, 16 de outubro de 2016

Na estreia do técnico Daniel Paulista, Sport recebe Vitória em "decisão" contra rebaixamento


Resultado de imagem para FLAG BRASILResultado de imagem para logo brasileirao 2016

Aposta no técnico novato é a última cartada do Leão para evitar queda à Série B


Pode um clube, a oito rodadas para o término da temporada, ter a sensação de recomeço? A resposta será positiva se o time em questão for o Sport. Neste domingo, às 18h30 (do Recife), o Leão entra em campo para a primeira partida de um campeonato à parte, dentro do Brasileiro. Um torneio de tiro curto, de dois meses, e que tem como único objetivo a manutenção na Série A. E para esse desafio, um novo comandante. "Novo", nesse caso, que se aplica de forma bem abrangente. Aos 34 anos, o ex-volante e ex-assistente técnico Daniel Paulista fará a sua estreia efetivado na função de treinador tendo, de cara, um desafio que muitos experientes não quiseram assumir. Tentar salvar o Leão do rebaixamento em apenas oito jogo. Oito finais. A primeira, na Ilha do Retiro, em um confronto direto contra o Vitória-BA.

Após a saída do técnico Oswaldo de Oliveira, que trocou o Sport pelo Corinthians, jogadores e comissão técnica fizeram uma espécie de união para salvar o clube do rebaixamento. Reconheceram todos os erros possíveis cometidos na temporada, dentro e fora de campo. Mas ao mesmo tempo, o discurso adotado é o de que o ano do Leão será decidido agora. E o momento é de olhar para frente. Tendo, como comandante, e última aposta, o novato Daniel Paulista.

Decisão que, por sinal, só foi bancada por conta do aval do elenco. Afinal, os diretores não esconderam o receio de deixar nas mãos de um iniciante o destino do clube. Tanto que procuraram dois treinadores para substituir Oswaldo de Oliveira. Ouviram negativas de Enderson Moreira e Milton Mendes. Assim foram os líderes do grupo, como o goleiro Magrão, o zagueiro Durval, o volante Rithely e o meia Diego Souza, que bancaram a experiência com Daniel Paulista. E fizeram uma espécie de pacto pelo técnico, por eles e pelo clube. Quase sempre contido nas entrevistas, Magrão foi o porta-voz do grupo e diante dos jornalistas prometeu que o Sport "não vai cair".  

Porém, o discurso não se tornará em prática apenas com boa vontade. Já contra o Vitória, Daniel Paulista terá que, apenas com dois treinamentos, corrigir falhas recorrentes do Leão neste Brasileiro. Uma das principais diz respeito a fragilidade defensiva. Com 48 gols sofridos, o Sport possui uma das piores defesas da Série A. E no treino da sexta, o novo treinador deu atenção especial ao setor.

Para isso, procurou reforçar o lado esquerdo, dando mais uma oportunidade ao prata da casa Renê. O que, no entanto, não significou a saída de Rodney Wallace do time. Isso porque o costarriquenho foi adiantado para a função de atacante aberto pela esquerda, substituindo Gabriel Xavier, suspenso pela expulsão contra os catarinense. Atuará assim em sua função de origem pela primeira vez desde que chegou ao Sport. Outro que ganha nova chance é o volante Neto Moura.

Sem procurar inventar e com o apoio dos jogadores e da torcida, que deve lotar a Ilha, Daniel Paulista tem em sua estreia como treinador praticamente um divisor de águas. Para ele e para o Sport. Não é pouca coisa.

Ficha do jogo

Sport
Magrão, Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Rithely, Neto Moura, Éverton Felipe, Diego Souza e Rodney Wallace; Rogério. Técnico: Daniel Paulista.  
  
Vitória
Fernando Miguel; Diogo Matheus, Kanu, Ramon e Diego Renan; Amaral, Marcelo, Tiago Real e Cárdenas; Kieza e Zé Eduardo. Técnico: Argel Fucks.

Local: Ilha do Retiro. Horário: 18h30. Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO). Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Márcio Soares Maciel (ambos de GO). Ingressos: R$ 10 (arquibancada frontal e lateral)


superesportes


"Sem presentes" para rival, Vitória busca recuperação contra o Sport

Com histórico de gols cedidos de maneira boba para adversários, equipe baiana busca reabilitação no Campeonato Brasileiro sem cometer novos vacilos na defesa


Após duas derrotas consecutivas e em 15º lugar no Campeonato Brasileiro, com 35 pontos, o Vitória beira a zona de rebaixamento na reta final na competição. Em situação delicada, o Rubro-Negro tem, neste domingo, contra o Sport, um confronto direto e fundamental para o futuro da equipe. E para vencer, o time treinado por Argel Fucks não pode mais se "dar ao luxo" de entregar "presentes" para o adversário. Com histórico de gols cedidos para os rivais de maneira boba ao longo do Brasileirão, a equipe baiana busca não repetir os erros de outros tempos para reencontrar o caminho das vitórias e se afastar do Z-4.

Além da falha no segundo gol da Ponte Preta, na partida da última quinta-feira, o Vitória também cedeu gols bobos nos confrontos diante do BotafogoSanta Cruz, Atlético-MGAtlético-PR.  O próprio técnico Argel Fucks, após o duelo contra a Macaca, reconheceu que o Leão tem facilitado a vida dos rivais. 
- Fico chateado. Se nós fizermos uma análise fria, no jogo contra o Botafogo, perdemos por 1 a 0 por falha coletiva nossa. Contra o Grêmio, 1 a 0, falha coletiva nossa. Hoje tomamos gols com falha coletiva e poderíamos ter tomado o terceiro. Essas coisas que a gente tem que buscar um estancamento, uma forma diferente, fazer com que o adversário crie. Para a gente ninguém dá presente. No futebol brasileiro, se você falha, o adversário não perdoa e te mata - disse Argel.
Para o jogo contra o Sport, 16º colocado, com um ponto a menos que o Vitória, Argel não vai ter à disposição Willian Farias. Suspenso do jogo por ter levado o terceiro cartão amarelo, o capitão do Vitória se junta a Marinho e Victor Ramos na lista de desfalques do time. Para o lugar de Willian, o substituto vai ser Amaral. Quanto ao restante do time titular, Argel deve mandar a campo a equipe que começou o duelo diante da Macaca. O time então deve ter: Fernando Miguel, Diogo Mateus, Kanu, Ramon e Diego Renan; Amaral, Marcelo e Cárdenas; Tiago Real [David], Kieza e Zé Love
O JOGO
Sport x Vitória, 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Ilha do Retiro, Recife;
Horário: 18h30 (de Salvador);
Provável escalação: Fernando Miguel, Diogo Mateus, Kanu, Ramon e Diego Renan; Amaral, Marcelo e Cárdenas; Tiago Real [David], Kieza e Zé Love;
Desfalques: Willian Farias está suspenso. Com lesão muscular na coxa, Marinho está vetado pelo departamento médico. Josué e Guilherme Mattis estão na fase de transição; Victor Ramos se recupera de uma lesão na planta do pé;
Pendurados: José Welison, Diego Renan, Amaral, Flávio, Tiago Real, Kanu, Ramon, Marcelo, Diogo Mateus e Fernando Miguel.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro apita o jogo, auxiliado por Cristhian Passos Sorence e Marcio Soares Maciel . O trio é de Goiás. 
globo.com

Daniel Paulista se vê pronto para ser técnico do Sport: "Não cheguei à toa"

Ex-volante entra no cargo de treinador com respaldo da torcida, mas com trabalho forte para livrar o Leão do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro


Quando perdeu o técnico Oswaldo de Oliveira para o Corinthians, a diretoria de futebol do Sport tentou correr para contratar um treinador de ponta, mas se viu numa situação complicada por conta do tempo de contrato que podia oferecer - até o fim do ano. Diante de algumas recusas, recorreu ao modelo caseiro e decidiu efetivar o então auxiliar Daniel Paulista, que num primeiro momento não foi cogitado. Apesar de não ter sido a primeira opção, o ex-volante do clube garante estar completamente preparado para assumir o cargo de treinador.

Aos 34 anos, Daniel Paulista deixou de jogar há dois anos e meio e logo iniciou a sua trajetória no Sport. Começou com um estágio com Eduardo Baptista e logo foi contratado para ser o auxiliar da casa. Trabalhou ainda ao lado de Paulo Roberto Falcão e Oswaldo de Oliveira até receber a chance de ser o treinador do time na reta final da Série A.

Apesar da pouca experiência na comissão técnica, Daniel garante que não está recebendo a chance à toa. Ele afirmou ter se preparado para ser treinador de futebol desde a época que ainda jogava e aumentou a carga quando se aposentou.

- Eu não estou aqui nessa função à toa. Não cheguei à toa. Desde a minha época como atleta eu já tinha isso em mente e sempre me preparei. Tive o privilégio de passar em grandes clubes e trabalhar com os melhores. A gente tira um pouco de um, de outro e vai armazenando isso. Busquei mais conhecimento quando pus um ponto final na minha carreira de jogador. Me vejo totalmente preparado para isso.

Daniel Paulista tinha a seriedade como uma de suas principais características quando ainda era jogador e é essa impressão que quer deixar também fora das quatro linhas.
- Eu vou me comportar como sempre me comportei como atleta. Sempre preguei ser verdadeiro, honesto e justo dentro das minhas convicções e não posso mudar agora. Estaria indo de encontro com tudo que já fiz. Tenho que ser o de sempre.

Vivendo sua primeira experiência como treinador de fato de um time de futebol, Daniel Paulista garante ainda estar moldando suas características. Evita falar em modelo de jogo e num primeiro momento pede vibração e determinação dos jogadores.

- É difícil falar em modelo de jogo tendo um treinamento só, mas a princípio é passar que temos que ser uma equipe vibrante e determinada. É reta final de campeonato. 
globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário