terça-feira, 18 de outubro de 2016

Para permanecer na Série A, basta ao Sport manter o atual aproveitamento de pontos

Resultado de imagem para logo brasileirao 2016Resultado de imagem para FLAG BRASIL

Caso repita os atuais 39,8% de aproveitamento nas últimas sete rodadas, Leão chegará a 45 pontos, margem considerada segura pelos matemáticos


O triunfo obtido contra o Vitória, no último domingo, deu ao Sport um fôlego a mais na luta contra o rebaixamento. E não apenas por ter colocado dois pontos de diferença para a zona de rebaixamento, que agora é aberta pelo próprio time baiano. Somando 37 pontos e a sete rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, a matemática prova que a missão da equipe pernambucana está longe de ser impossível. Isso porque, para ficar na elite, basta ao Leão manter o atual aproveitamento.

Com 21 pontos ainda a serem disputados, caso mantenha os atuais 39,8% de rendimento, o Sport somará até a 38ª rodada mais oito pontos. Somados aos 37 atuais, o time chegaria a 45, margem considerada segura contra o rebaixamento pelos principais sites de projeção matemática do país. De acordo com departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, por exemplo, com essa pontuação, o risco de uma equipe cair para a Série B é de 9,1%. Já o Chance de Gol calcula uma possibilidade ainda menor de descenso com 45 pontos. No caso, apenas 5%.

Vale lembrar que nas sete rodadas finais, o Sport ainda fará mais três jogos como mandante, diante de Ponte Preta, Cruzeiro e Figueirense. Fora, enfrenta o líder Palmeiras, no próximo domingo, além de Grêmio, Atlético-PR e o lanterna América-MG. Como mandante, o aproveitamento do Leão neste Brasileiro é de 60,4%. Já como visitante, o rendimento rubro-negro despenca para míseros 17,8%, o quinto pior da competição, atrás apenas do Atlético-PR, Figueirense, Santa Cruz e América-MG. Os três últimos, donos das três últimas posições do Brasileiro.

Os jogos restantes do Sport no Brasileiro

Em casa
Ponte Preta (27/10)
Cruzeiro (16/11)
Figueirense (4/12)

Fora
Palmeiras (domingo)
Grêmio (6/11)
Atlético-PR (20/11)
América-MG (27/11) 

SUPERESPORTES

Com foco em salvar o Sport, Daniel Paulista evita fazer planos para carreira como treinador

Em entrevista ao Superesportes, técnico também comentou pontos a serem corrigidos no Sport e deu pistas de como time deve enfrentar o líder Palmeiras


 técnico do Sport, Daniel Paulista mal conseguiu descansar após o triunfo sobre o Vitória, na sua estreia de forma efetiva na função. Menos de 24 horas após comandar o time na busca de três pontos importantíssimos na luta contra o rebaixamento, o comandante rubro-negro deu diversas entrevistas a vários órgãos de imprensa sobre a partida e o planejamento para as sete rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Por telefone, atendeu à reportagem do Superesportes. Indicou pontos a serem corrigidos no time, comentou a situação individual de alguns jogadores como Rodney Wallace e Gabriel Xavier, evitou fazer projeções matemáticas contra a queda e falou do futuro. Do Sport e da sua própria carreira. Nesse caso, porém, fez questão de colocar o clube em primeiro lugar. "Meu foco no momento é tirar o Sport dessa situação", garantiu. Confira a entrevista completa.

Com os ânimos mais calmos, já deu para perceber com mais clareza quais acertos e erros do Sport na partida contra o Vitória?
Na verdade, ainda não tive tempo de rever o jogo. Mas sei que ocorreram alguns erros de posicionamento, que são normais. Precisamos melhorar em alguns pontos, como a compactação da equipe. Mas isso é questão de tempo. Tivemos dois treinos e a leitura de jogo e a percepção dos atletas já foram muito boas. O nosso trabalho será sempre o de minimizar os erros, porque eles vão ocorrer sempre.

Uma das mudanças promovidas por você que mais chamou a atenção foi o posicionamento de Rodney Wallace atuando mais adiantado, com Renê de volta à lateral esquerda. Essa situação deve ser mantida contra o Palmeiras?
Não fiz isso no "achometro". Fui atrás e pesquisei que o Rodney já atuou nessa função na Liga Americana (onde foi campeão pelo Portland Timbers) e também assisti aos minutos finais do amistoso da Costa Rica contra a Rússia, quando ele entrou e também desempenhou esse papel. Acho que isso deu uma melhor sustentação ao sistema defensivo. Em algumas partidas ficamos muito expostos, o que resultou em gols sofridos pela equipe. Contra o Vitória isso não aconteceu. Porém contra o Palmeiras quero fazer algumas observações.

Gabriel Xavier era titular com Oswaldo de Oliveira e ficou de fora por suspensão. Ele pode voltar ao time na próxima rodada?
O Gabriel é um jogador interessante e que tem qualidade técnica. Ele já apresentou isso aqui e em outras equipes. Vou testar ele dentro de várias possibilidades e nos treinamentos ele será avaliado como todos os outros. Vamos montar nossa estratégia de acordo com cada adversário que vamos enfrentar. Não em termos de escalação de time, mas sim de estratégia de jogo.

Você trabalha com matemática para livrar o rebaixamento? Com quantos pontos acha que o Sport garante a permanência na Série A?
Não estou trabalhando com isso. Prefiro pensar jogo a jogo, treino a treino. Sempre em busca da evolução do time, sempre procurando melhorar. O meu foco nesse momento é apenas no Palmeiras. Um grande adversário e o líder do campeonato. Também vou assistir os últimos jogos deles para me aprofundar na maneira que eles vem atuando.

E sobre o seu futuro? Você pensa em dar prosseguimento a carreira de treinador, seja no Sport ou em outro clube?
Isso é uma coisa que vou deixar ocorrer naturalmente. As coisas acontecem quando você não espera. O importante é estar preparado para quando as oportunidades aparecerem. O que vai acontecer comigo daqui para frente prefiro aguardar. Nesse momento, o foco total, não só meu mas também dos jogadores, diretores e funcionários do clube é tirar o Sport dessa situação. Esse é o grande objetivo de todos.

SUPERESPORTES

Sport conta com retrospecto favorável fora de casa contra o Palmeiras, nos pontos corridos

Desde 2007, Leão visitou o alviverde em São Paulo seis vezes pela Série A, vencendo quatro e só saindo derrotado de campo em uma oportunidade


Passado o triunfo importante sobre o Vitória em um confronto direto contra a queda, o elenco do Sport voltará aos trabalhos nesta terça-feira visando o compromisso do próximo domingo, contra o Palmeiras, em São Paulo. E se o duelo promete ser um dos mais difíceis para o Leão nesta Série A, por ser contra o líder da competição, os rubro-negros podem se apegar a um retrospecto recente para se animarem em busca de um bom resultado. Isso porque o histórico dos duelos recentes entre os dois clubes no Brasileiro mostra uma ampla vantagem pernambucana, mesmo quando os jogos ocorreram na capital paulista.

Na era dos pontos corridos, o Sport já enfrentou o Palmeiras fora de casa pela Série A em seis oportunidades. E só voltou para o Recife derrotado de campo uma vez. Por outro lado, conseguiu a vitória em quatro duelos, inclusive nos dois últimos. Ambos por 2 a 0. No ano passado, em jogo disputado no Pacaembu, e em 2014, na inauguração do Allianz Parque, palco da partida do próximo domingo. Nesse período houve ainda um empate. No total, foram 12 gols anotados pelo Leão, contra apenas seis sofridos

Vale ressaltar que quando o recorte, a partir de 2007, é ampliado para outras competições, o Palmeiras consegue reduzir um pouco a vantagem rubro-negra. Porém, sem que o Sport também deixasse de somar pontos como visitante. Nesse intervalo, as duas equipes se enfrentaram ainda pela Copa do Brasil de 2008, a Libertadores de 2009, além da Série B de 2013. Foram dois triunfos alviverdes (pela Libertadores e Série B) e dois empates (Libertadores e Copa do Brasil).

"Tivemos um grande resultado contra o Vitória, mas temos que manter os pés no chão. Pela frente teremos o Palmeiras, que é o primeiro colocado, e por isso será uma partida duríssima. Teremos que trabalhar forte para encontrar a melhor forma de enfrentá-los", destacou o técnico Daniel Paulista.


Duelos entre Sport e Palmeiras, em São Paulo, pela Série A dos pontos corridos*

4 vitórias do Sport
Palmeiras 0x2 Sport (2015)
Palmeiras 0x2 Sport (2014)
Palmeiras 0x3 Sport (2008)
Palmeiras 1x2 Sport (2007)

1 empate
Palmeiras 2x2 Sport (2009)

1 derrota
Palmeiras 3x1 Sport (2012)

*Desde 2007

SUPERESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário