domingo, 9 de outubro de 2016

Esperança pelo milagre: Santa Cruz reencontra o Flamengo e busca início de reação na Série A

Resultado de imagem para logo brasileirao 2016Resultado de imagem para FLAG BRASIL


Tricolor enfrenta Rubro-negro pela 3ª vez em 2016, mas agora time coral vive seu pior momento do ano; partida começa às 17h deste domingo, no Pacaembu, em São Paulo




Janeiro. Um amistoso promovido pelo Santa Cruz, válido pela segunda edição da Taça Chico Science, colocou o Tricolor frente ao Flamengo pela primeira vez na temporada. No reencontro com um time da elite após o acesso, a equipe coral venceu por 3 a 1, no Arruda. Despertava a esperança para uma boa participação no retorno do clube à Série A. Frustrada mais tarde, porém. No segundo embate com os rubro-negros, pela 10ª rodada do Brasileiro, veio o choque de realidade. Derrota por 1 a 0 para o Urubu, que já brigava pelo topo da tabela, no mesmo Arruda. Os pernambucanos entrariam pela primeira vez na zona de rebaixamento no jogo seguinte. Hoje, no terceiro duelo do ano, o Mais Querido tem a queda à Segundona praticamente irreversível. Às 17h deste domingo, no Pacaembu, vem uma das últimas chances de iniciar uma reação rumo ao milagre da permanência e do sonho nutrido no começo de 2016.    

Nada leva a crer que o Santa Cruz conseguirá fugir da degola, entretanto. O aproveitamento necessário para a façanha é absurdo (76,6%), ou seja, é preciso vencer entre sete e oito jogos das dez rodadas restantes do campeonato. Para se ter uma ideia, nenhum campeão nos atuais moldes da Série A conseguiu tal rendimento. Nenhuma equipe que chegou a esta 29ª rodada com a atual pontuação coral (23 pontos) se livrou do Z4. A maior reação para escapar da queda foi do Fluminense, em 2009, mas neste patamar do campeonato o Tricolor Carioca, embora lanterna, acumulava 25 pontos e tinha seis de diferença para fora do grupo dos quatro piores. Os corais estão a dez.

A descrença em relação ao Santa recai particularmente também no jogo desta tarde. Uma vitória no Pacaembu, onde o Fla resolveu mandar o confronto, também está na cota do milagre. Primeiro porque os corais só conseguiram o feito de ganhar longe de casa uma vez apenas. Diante do lanterna América-MG, Segundo porque o adversário é vice-líder. Está invicto há oito jogos. Terceiro porque, apesar da entrega dos jogadores nos últimos compromissos, a limitação técnica deles tem sido incapaz para superar rivais mais fortes. Dos dez primeiros colocados, o Tricolor só conseguiu ganhar de um: o Atlético-PR, no Arruda. 

Os atletas do Santa e o técnico Doriva se veem numa encruzilhada. Entendem o alto grau de dificuldade para escapar do rebaixamento, mas, em respeito à dignidade do clube, da torcida e deles próprios, não podem jogar a toalha. Resta-lhes tentar e discursar confiantes em tempos melhores. Até quando não houver mais como evitar o retorno à Série B. A expectativa é que, ao menos, essas chances não se esgotem ainda mais neste domingo.

“Lógico, a gente está um pouco distante (de sair do Z4), mas, se a gente tiver uma boa sequência, com certeza vamos ficar mais próximos dos adversários e outros jogos que virão passarão a ter um outro peso e uma outra importância. Então, não podemos perder de vista a esperança. Sempre temos que estimular os atletas. A cobrança interna é para terminar com dignidade, honrando a camisa do Santa. Isso aqui não faltou e nem vai faltar”, afirmou Doriva.

Time
Doriva confirmou a escalação ao contar com o retorno de Allan Vieira aos treinos, de fora das atividades da última quinta por causa de dores na coxa. O lateral esquerdo completa um time que não contará com três titulares: os zagueiros Neris e Danny Morais, além do meia Pisano. Luan Peres, Wellington Silva e Arthur vão ganhar chances, respectivamente. Quem volta a figurar entre os 11 no lugar de Danilo Pires é Léo Moura, que estava suspenso. O veterano, aliás, enfrentará o Flamengo pela primeira vez desde que deixou a Gávea, no ano passado. Apesar de ídolo no Rubro-negro e sem esconder a sua paixão pelo clube carioca nas redes sociais, o lateral direito acionou o Urubu recentemente na Justiça do Trabalho devido a falta de pagamento de horas extras e adicional noturno, pedindo um valor inicial de R$ 300 mil. 

Adversário
O treinador Zé Ricardo vai ter quatro baixas entre os titulares para encarar o Santa Cruz. O goleiro Muralha e o centroavante Paolo Guerrero servem às suas seleções nas Eliminatórias da Copa do Mundo - Brasil e Peru. Leandro Damião poderia substituir o atacante peruano não estivesse suspenso. Felipe Vizeu, então, é quem deve ser acionado na vaga. Para o gol, o nome escolhido é Paulo Victor. Também cumprindo automática, o lateral esquerdo Jorge cede lugar a Chiquinho. Por sua vez, Pará retorna de suspensão e relega Rodinei de volta à reserva.

Flamengo
Paulo Victor; Pará, Réver, Rafael Vaz e Chiquinho; Márcio Araújo, William Arão e Diego; Gabriel, Everton e Felipe Vizeu. Técnico: Zé Ricardo.  

Santa Cruz
Edson Kölln; Léo Moura, Luan Peres, Wellington e Allan Vieira; Uillian Correia, Jadson, João Paulo, Keno e Arthur; Grafite. Técnico: Doriva.

9 de outubro de 2016
Estádio: Pacaembu (São Paulo-SP). Horário: 17h. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG). Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA).

O Santa Cruz na zona do rebaixamento

16 Rodadas no Z4 (11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 17ª, 18ª, 19ª, 20ª, 21ª, 22ª, 23ª, 24ª, 25ª, 26ª, 27ª e 28ª).

2° Time que mais ficou no Z4: América-MG (28), Santa Cruz (16), Cruzeiro (13), Sport e Figueirense (12) e Botafogo e Coritiba (8).


superesportes

Com zaga inédita e de pouca rodagem, Doriva diz que confia em Luan Peres e Wellington


Jogadores não tiveram muitas chances na temporada, mas são as únicas opções do Santa Cruz para a partida deste domingo contra o Flamengo


O Santa Cruz terá uma zaga inédita no duelo com o Flamengo, neste domingo. Com a dupla titular formada por Neris e Danny Moraes suspensa, o técnico Doriva recorreu a Luan Peres e Wellington. O primeiro já vinha sendo acionado pelo treinador em algumas oportunidades - chegou até a ser improvisado na lateral esquerda -, mas o segundo terá a primeira chance com o comandante. Para ele, as chances no time nesta temporada foram bem poucas por sinal. No Brasileiro, foram somente dois jogos, dos quais apenas um completo.

Sem opções, coube a Doriva incentivar os dois jogadores, que têm em comum a busca por mais espaço. Wellington, 25 anos, pouco jogou no primeiro semestre, quando defendeu a Ponte Preta. Chegou ao Santa Cruz com a esperança de ter oportunidades em campo, o que acabou não acontecendo. A história é a mesma de Luan, mais novo, com 21 anos, que veio da Portuguesa. Para ele, no entanto, surgiram mais chances. Nesta Série A, já foram sete jogos, sendo seis como titular. Ainda atuou mais duas vezes pela Copa Sul-Americana, também começando entre os 11. 

Doriva procura passar confiança para os dois jogadores. Apesar da falta de entrosamento e até mesmo de rodagem na temporada, ele diz que acredita numa boa atuação da dupla de zaga. "São jovens, principalmente o Luan, que vinha jogando, fazendo o seu papel muito bem. Com o retorno do Neris, perdeu espaço. Procurei estimular e orientar. O Wellington tem poucos minutos (jogados), mas quando entrou demonstrou personalidade. Comigo jogou pouco, mas é um atleta que já tem um certo lastro. Já jogou em outras equipes, já jogou Série A. Então, a gente está confiante que eles possam fazer uma boa dupla. Que possam fazer um grande jogo diante do Flamengo", afirmou o treinador.

O Tricolor está definido para a partida deste domingo, contra o Flamengo, no Pacaembu. Além da mudança na dupla de zaga, o técnico também não terá o meia Pisano, outro que está suspenso - e ainda pegou caxumba. Na vaga dele, quem atua é Arthur. Allan Vieira, que foi tratado como dúvida durante toda a semana, foi confirmado no treino da última sexta-feira na lateral esquerda. 

A provável escalação do Santa Cruz, caso não haja nenhum problema de última hora: Edson Kölln; Léo Moura, Luan Peres, Wellington e Allan Vieira; Uillian Correia, Jadson, João Paulo, Keno e Arthur; Grafite.

superesportes


Nenhum comentário:

Postar um comentário