sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Guia do Gauchão: 14 times e briga ferrenha contra três quedas

Resultado de imagem para flag rio grande do sul

globo.com

Grêmio tenta quebrar hegemonia do Inter na busca pelo hexa, enquanto equipes 
do interior traçam metas mais modestas sem esquecer ameaça do rebaixamento


Em Farroupilha, o Estádio das Castanheiras abrigará o duelo entre Glória e Veranópolis. Não muito longe, a cerca de 20 quilômetros, Juventude e Passo Fundo se enfrentam no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A partir das 18h deste sábado, o interior do Rio Grande do Sul já começa a fervilhar com os primeiros embates do tradicional Gauchão. E a edição de 2016 promete. Atual pentacampeão, o Inter entra com foco total na busca pelo hexa. Com atenções divididas entre estadual e Libertadores, o Grêmio tenta frear a sequência do maior rival. Além da Dupla, há equipes que podem incomodar e briga ferrenha contra três lacunas para rebaixados.

O 95º Campeonato Gaúcho, realizado desde 1919, abrigará 14 times, que se enfrentarão em turno único. Os oito melhores colocados se classificam às quartas de final, com apenas um jogo, em formato de "mata". Final e semifinal serão disputados em dois duelos. Além das três vagas para descenso, apenas uma equipe terá chance de acesso nesta temporada, para diminuir a competição para 12 clube em 2017 (confira o regulamento abaixo).
Como de costume, Grêmio e Inter devem polarizar a disputa pelo título, mas as equipes do interior chegam ao campeonato tomados de ambições e nomes conhecidos da torcida. O Brasil de Pelotas, por exemplo, defende o bicampeonato do Interior – posto que o Juventude, do meia Hugo, ex-São Paulo e Grêmio, tenta ameaçar. Com o lateral-esquerdo Lúcio, também ex-tricolor, o Veranópolis vislumbra uma vaga na Série D para o segundo semestre. Mas em meio a projeções, as equipes se resguardam de cautela para evitar um possível rebaixamento. 
header premiere 2 (Foto: infoesporte)

O Campeonato  Gaúcho promete ser dos mais acirrados do país, e o Premiere preparou uma cobertura especial para o assinante. O canal exibirá todos os jogos de Grêmio e Internacional, eas partidas  de Brasil de Pelotas e Juventude serão transmitidas quando estes jogarem fora de casa. Todos serão produzidos em HD.  Os jogos também estarão disponíveis, ao vivo, no Premiere Play.

Os 14 clubes que disputam o Gauchão:

Guia do Gauchão: Grêmio quer título para quebrar hegemonia do maior rival

Comandado por Roger Machado, Tricolor levantou a taça do campeonato pela última vez em 2010. Manutenção de 90% do elenco é o maior trunfo para a temporada


Header_Gremio_690 (Foto: Arte Esporte)
Quebrar a hegemonia do Inter. Este é o principal objetivo do Grêmio neste Gauchão. O que, de quebra, faria a equipe reconquistar um título após cinco anos e meio. Para tal, a direção promete empenho total, mesmo que a prioridade seja buscar o tricampeonato da Libertadores. O grande trunfo está no banco de reservas. Roger Machado foi visto como artífice da campanha que levou o time ao terceiro lugar do Brasileirão 2015.
Roger Machado grupo do Gr~emio  (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)Roger Machado tem a união do grupo como um dos pontos fortes (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
O Tricolor só perdeu Galhardo e Erazo para a atual temporada. Chegaram Wallace Oliveira, Kadu e Fred. A cúpula ainda vasculha o mercado atrás de um atacante, mas evita estipular um prazo para o anúncio. Roger admite que é obrigação do time ganhar o Estadual:
– Queremos voltar a vencer o regional. Sempre que possível, utilizaremos um time bastante forte e que nos permita valorizar a competição. Se vale taça, vamos entrar para vencer.
Em busca do objetivo, o treinador aposta em Marcelo Grohe e Pedro Geromel para dar segurança ao sistema defensivo, além do quarteto ofensivo formado por Douglas, Everton, Giuliano e Luan. 
Objetivo: título
Destaque: Luan
Folha salarial: R$ 6 milhões
Time-base: Marcelo Grohe; Wesley, Pedro Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Everton; Luan.
Técnico: Roger Machado
Estádio: Arena (capacidade para 60.540 pessoas)

Guia do Gauchão: Inter quer fazer história e chegar ao hexa após 40 anos

Time de Argel Fucks levantou o troféu da competição nas últimas cinco oportunidades. Sem Libertadores no primeiro semestre, prioriza Estadual para manter hegemonia


Header Inter (Foto: Infoesporte)










O Inter entra em campo no Gauchão para fazer história. Sem a disputa concomitante da Libertadores, a equipe inicia a competição em busca do hexacampeonato, o que seria o seu terceiro, algo que não alcança há 40 anos (na ocasião, foi octa). Para alcançar o feito, a direção manteve Argel, respaldado pela segunda melhor campanha no returno do Brasileirão 2015.
O técnico teve quase toda a base mantida para a atual temporada. Deixaram o Beira-Rio Dida, Léo, Juan, Rodrigo Moledo, Wellington, Nicolás Freitas e Lisandro López. Chegaram Paulo Cezar Magalhães, Fernando Bob, Fabinho e Marquinhos. Henrique está próximo de ser anunciado. Argel, ao seu estilo, prega respeito aos rivais, mas aposta na força do grupo para ficar com a taça:
Técnico Argel orienta treino do Inter (Foto: Ricardo Duarte/Internacional/Divulgação)Argel orienta treino do Inter no CT do Parque Gigante (Foto: Ricardo Duarte/Internacional/Divulgação)
– É importante. Ganhei como jogador. Quando você não ganha, há uma cobrança. Título sempre representa muito. Vejo nos treinos os jogadores com uma alegria, uma motivação extra. É uma competição dura.
Para levantar o troféu, além dos passes e a liderança de D’Alessandro, o Colorado aposta na dupla ofensiva formada por Eduardo Sasha e Vitinho. O primeiro, recuperado da inflamação no tornozelo direito, se destacou no Torneio da Flórida, ao marcar dois gols nas duas partidas. Já Vitinho terminou o segundo semestre do ano passado como o principal nome da equipe, ao anotar 11 tentos no Brasileirão.
Objetivo: título
Destaque: Vitinho
Folha salarial: R$ 7,5 milhões
Time-base: Alisson; William, Paulão, Réver e Artur; Fernando Bob, Rodrigo Dourado, Anderson e D’Alessandro; Eduardo Sasha e Vitinho
Técnico: Argel Fucks
Estádio: Beira-Rio (capacidade para 51.300 pessoas)
REGULAMENTO
Os 14 clubes do Campeonato Gaúcho de 2016 são dispostos em apenas uma chave na primeira fase e disputam oito vagas nas quartas de final da competição. Em turno único, jogam todos contra todos. Entre os classificados, o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo encara o sétimo, o terceiro terá pela frente o sexto, e o quarto travará duelo com o quinto. Os critérios de desempate são: 1) maior número de vitórias; 2) maior saldo de gols simples; 3) maior número de gols a favor; 4) menor número de cartões vermelhos; 5) menor número de cartões amarelos; 6) sorteio.

Os duelos de quartas de final serão decididas em jogo único, com mando de campo para o melhor colocado. Semifinal e final serão disputadas em dois jogos, com mandos de campos alternados – o clube que apresentar melhor campanha, levando-se em conta os duelos de mata-mata, decidirá em casa. O regulamento ainda acirra os embates na ponta de baixo na tabela: três equipes serão rebaixadas e apenas uma subirá para a elite gaúcha em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário