quinta-feira, 30 de abril de 2015

Blog Arquibancada : Na goleada sobre o Central, Diego Souza fez o seu papel no Sport



Quando mais precisava, o Sport só conseguiu fazer um gol no Salgueiro, o que não foi suficiente para garantir vaga na decisão do Pernambucano 2015. Na primeira partida da decisão do terceiro lugar do Estadual (até hoje não vejo a necessidade desse jogo, mas isso é motivo para outro post), contra o já abatido Central, o Leão resolveu rosnar alto. Fez 5 a 0 e garantiu sua presença no Nordestão 2016 de forma antecipada. Afinal, quem acredita que o time de Caruaru, em crise, vai conseguir reverter o quadro, no jogo de volta, sábado, na Ilha do Retiro?

Mas a vitória do Leão não é o assunto principal do post. Afinal, diante de uma Patativa mergulhada em uma crise, o triunfo se tornou uma obrigação para o time do técnico Eduardo Baptista. O assunto é quem brilhou na noite: Diego Souza. Com dois gols e uma bela assistência para o atacante Joelinton, o camisa 87 encheu às vistas do torcedor rubro-negro, que bateu no peito e disse: "esse é craque".

Não querendo desmerecer a atuação do meia, mas diante de um adversário que já estava enfraquecido antes mesmo de entrar em campo, qualquer jogador com a qualidade técnica de Diego Souza deslancharia.  E sem querer ser exigente, Diego Souza fez mais do que sua obrigação, pois andava devendo um futebol qualificado, como ele sabe fazer. Sei que o torcedor do Sport fica chateado quando a imprensa faz críticas à estrela do time. É natural. Mas é preciso entender que as cobranças a um atleta experiente e de qualidade também são naturais. Porque Diego Souza foi contratado para ser protagonista sempre. Pode até atuar mal uma ou duas partidas. Mas, no geral, tem que brilhar, produzir. Não pode viver de um ou dois lances no jogo.  E por ser um grande jogador não pode ficar imune às críticas. Ele mesmo sabe disso. 

Nos últimos três jogos do Sport, Diego Souza marcou três gou quatro gols. Além dos dois diante do Central, havia balançado a rede na derrota para o Bahia, por 3 a 2, na semifinal da Copa do Nordeste, e no empate diante do Salgueiro, na Arena Pernambuco, pela semifinal do Pernambucano. Em ambos os jogos, o Sport saiu eliminado da competição. Diego deixou sua marca, mas não conseguiu levar o Leão adiante. Culpa só do meia. Claro que não. O futebol é um esporte coletivo. Todos têm sua parcela de culpa. Mas porque as cobranças recai mais sobre suas costas? Porque ele o talento do grupo. É uma das referências. A maior parte do elenco do Sport ficou devendo nos momentos decisivos. Mas a cobrança é ainda maior em cima de Diego porque ele pode acrescentar mais ao grupo do que qualquer outro. 

Vem aí a Série A do Campeonato Brasileiro. E o que se espera de Diego Souza é que ele seja o cara mais produtivo no time. Apesar de ter feito pouco no Estadual e no Nordestão, ele tem crédito com a torcida. Afinal, Diego Souza é considerado um dos grandes meias do futebol Brasileiro. Ou seja, é um trunfo do time para a competição nacional. Sendo assim, o meia está à vontade para desempenhar seu papel E que seja assim no restante da temporada. Para o bem do Sport e do próprio Diego Souza. 

Marcelo Cavalcante-Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário