sexta-feira, 3 de abril de 2015

FUTEBOL PORTUGUES


Resultado de imagem para BANDEIRA PORTUGAL    Resultado de imagem para LOGO TAÇA DA LIGA

TL: Marítimo-FC Porto, 2-1 (resultado final)

Equipa madeirense defronta Benfica na final da Taça da Liga

O Marítimo está na final da Taça da Liga, depois de vencer o FC Porto, nos Barreiros, por 2-1, na meia-final da prova. 

Os dragões até estiveram na frente do marcador, com golaço de Evandro, mas o conjunto madeirense deu a volta, ainda antes do intervalo, com golos de Bruno Gallo, de grande penalidade, e Marega, de cabeça. 

No segundo tempo, o FC Porto tentou evitar a eliminação, mas não foi capaz de gerar grande perigo. 

O conjunto maritimista disputará, assim, a final da Taça da Liga 2014/2015 com o Benfica. 




Dragão outra vez retido no Caldeirão, Marítimo vai à final (2x1)

CRÓNICA
O Marítimo carimbou a inédita passagem à final da Taça da Liga, ao bater o FC Porto com uma cambalhota no marcador, conseguida ainda na primeira parte. A equipa de Lopetegui mostrou muito pouca clarividência de ideias e voltou a cair na Madeira, perdendo a segunda competição da temporada.

Mudanças nos lados
Se Ivo Vieira apresentou o onze esperado, Lopetegui fez algumas mudanças. Ricardo Pereira e José Ángel foram os laterais, Hernâni jogou num dos flancos.
Pássaro na mão e a escapar

O Marítimo foi a equipa que entrou melhor. Sem permitir grandes espaços a um meio-campo do FC Porto claramente uma mudança abaixo do normal (a ausência de Herrera notou-se), a turma de Ivo Vieira esteve por cima nos primeiros 15 minutos. Acercou-se da baliza de Helton e ameaçou, mas não marcou.

Permitiu ao FC Porto tempo e capacidade para reagir. Ao fim do primeiro quarto de hora, e quase como um ponto de despertador, o remate de Hernâni espicaçou a equipa para virar o figurino da partida. Por isso, quando Evandro abriu o ativo, já havia uma sensação de naturalidade na partida, isto porque os dragões tinham sido bem melhores nesse quarto de hora.


Evandro abriu à bomba ©Catarina Morais
Só que a reação maritimista foi excelente. Um pouco de forma fortuita, mas muito bem aproveitado por Xavier, surge o lance que resulta na grande penalidade. Um golo que afetou psicologicamente os dragões (os recentes desaires na Madeira podem ter interferido no subconsciente) e atirou o Marítimo para os píncaros da motivação.

Embalados por isso mesmo, os insulares haveriam de terminar a primeira parte na frente. Nova desatenção portista e uma boa dose de classe na abordagem ao esférico ao primeiro toque fizeram com que o Marítimo, a três toques, concretizasse depois de um pontapé de canto.

Muita tática, pouca espaço

Para o arranque da segunda parte, esperava-se um FC Porto pressionante e a carregar sobre o adversário em busca do empate, mas tal não aconteceu no imediato. Em boa verdade, até à entrada de Tello, os portistas foram sempre previsíveis e tiveram muito pouco critério com bola. Além disso, a passividade a meio permitia ao Marítimo ganhar muitas segundas bolas.


A festa foi do Marítimo ©Vítor Parente
A entrada de Tello pareceu, num primeiro momento, melhorar o FC Porto, só que tal não passou de ilusão. A forma como o Marítimo fechou os espaços foi notável, pelo que nem a mudança tática de Lopetegui, quando passou para uma espécie de 3x4x3 (metendo Brahimi e tirando Ricardo), pareceu resultar.

Por isso, o espanhol voltou a mudar e a arriscar, lançando Gonçalo Paciência para o lado de Aboubakar. Aí sim, viu-se um FC Porto a 'viver' no último terço e mais próximo do golo, com vários cantos que colocaram em sentido a turma da casa. Porém, a alma verde-rubra já era enorme nessa altura e suficiente para anular todas as investidas dos azuis e brancos.

Pelo grande rigor tático e pela solidariedade entre os atletas, o Marítimo acaba por chegar com justiça à final da prova, onde defrontará o Benfica, em Coimbra.



O Jogo
Portugal TAÇA DA LIGA 2014/2015
2015/04/02, 19:45
Funchal
Marítimo
Club Sport Marítimo
2:1
FC Porto
Futebol Clube do Porto
Moussa Marega 45' 
Bruno Gallo 37' (g.p.)
Evandro 32' 
Resumo
O Marítimo entrou melhor, só que o FC Porto impôs-se depois dos primeiros 15 minutos. Alcançou a vantagem por Evandro, à meia hora, mas os madeirenses reagiram muito bem e já ganhavam ao intervalo. Na segunda parte, Lopetegui experimentou três esquemas, mas Salin pouco trabalho teve.
A Chave
Minuto 36: Os dragões tinham acabado de se adiantar no marcador e era tempo de controlar, só que a imprudência de Ricardo Pereira resultou no início da reação insular. O FC Porto nunca mais teve serenidade desde aí.
O Árbitro
Boa arbitragem de Carlos Xistra. Correto no critério aplicado ao longo do jogo e acertado nos lances capitais: Hernâni não sofreu penálti (logo nos primeiros minutos) e Ricardo Pereira cometeu infração sobre Xavier (resultou no empate).
O Melhor
Destacar um elemento do Marítimo parece ser injusto, tal a força do coletivo, quer a virar o marcador, quer na sobriedade tática e na entrega no segundo tempo, praticamente impedindo o FC Porto de criar oportunidades nesse espaço. De Danilo a Gallo, de Rúben Ferreira a António Xavier, a exibição dos maritimistas foi globalmente muito bem conseguida.
O Pior
Aboubakar: a incapacidade de reação portista no segundo tempo teve muito a ver com o camaronês, que pareceu quase sempre deslocado do que tinha que fazer. Se esteve bem em Braga e diante do FC Basel, desta vez claramente não conseguiu fazer esquecer Jackson Martínez.
Curiosidades
 Marítimo está pela 1.ª vez na final da Taça da Liga. Esta é a 3.ª final da sua história (Taça Portugal 94/95 D 2-0 SCP e 00/01 D 2-0 FCP)
 3 jogos (1E 2D) sem vencer na Madeira numa só época, é o pior registo dos últimos 10 anos dos dragões!
 O FC Porto está há 5 jogos consecutivos sem vencer na ilha da Madeira (1E 4D)
 Esta foi a 2.ª vez que o Marítimo afastou o FCP numa meia-final, já em 1994/95 os verde rubros eliminaram os dragões (V 1-0 Taça Portugal)
 Helton é o 15.º jogador mais utilizado na história do FC Porto, igualando Frasco médio que vestiu de azul e branco entre 1978 e 89
 HISTÓRICO!!! Nunca o FC Porto sofreu uma reviravolta nos Barreiros em 42 jogos disputados (todas competições)
 2 épocas consecutivas sem finais. Há 18 anos que o FC Porto não falhava o apuramento para finais (Taça e Taça da Liga)
 Nesses 18 anos, o FC Porto em competições nacionais a eliminar, conquistou 8 títulos, foi 4x finalista vencido e foi eliminado 16x
 O FC Porto sofreu a 2.ª reviravolta esta época em 42 jogos, não venceu nesses encontros (E 2-2 Estoril e D 2-1 Marítimo)
Lances Capitais
32´
GOLO FC Porto: Evandro marca!
37´
GOLO Marítimo: Bruno Gallo (Marítimo) marca de grande penalidade!
45´
GOLO Marítimo: Moussa Marega marca!
RESULTADO SONDAGEM
Marítimo
22%
782 votos
Empate
3%
118 votos
FC Porto
75%
2715 votos
3615 votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário