O objetivo da CBF ao testar jogos do Brasileiro às 11 horas é atingir um público diferente do habitual nos estádios de futebol. A expectativa da entidade é de que famílias terão oportunidade de ir com mais frequência nas arenas neste horário. É uma das iniciativas da confederação para promover o campeonato, o que nunca era feito anteriormente.
A ideia surgiu com as partidas transferidas do Paulista para a manhã por conta de manifestações contra o governo. O jogo do Palmeiras pelas quartas-de-final do Estadual, com sucesso de público, chamou a atenção da entidade que decidiu levar a experiência para o campeonato nacional.
Foi marcado um jogo por rodada, mas a intenção é analisar o sucesso do empreendimento após algumas partidas. Se der certo e o público comprar a ideia, continua. Em caso contrário, pode ser abortado.
Há ressalvas técnicas. Jogos no Nordeste, que continua quente mesmo no inverno durante esse horário, serão evitados. Mas técnicos da CBF reconhecem que é possível que, em algum momento, o calor ou a falta de umidade afete uma rodada pois não dá para controlar todos os jogos.
Outras inovações foram discutidas e estudadas em duas reuniões durante a semana com técnicos, e representantes de clubes. É certo que a entidade vai tomar medidas para promover o marketing do Brasileiro de forma mais intensa, procurando um modelo similar a competições europeias como a Liga dos Campeões. Só que será um processo tropicalizado.
As regras de ocupação do gramado vão se tornar mais restritivas, em processo já iniciado no ano passado. Além disso, haverá representantes de clubes responsáveis pelo matchday (dia do jogo) que pensem toda a operação da partida, exatamente como acontece na UEFA (Federação Europeia).
rodrigo matos
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